Seminário

Ciências Sociais e Saúde. A pluralidade de metodologias de investigação | Sessão 1

Beatriz Xavier

Susana de Noronha

16 de março de 2017, 14h30

Sala 2, CES-Coimbra

Beatriz Xavier |
Título da comunicação: Questões metodológicas e éticas na investigação com doentes em cuidados de saúde primários

Nota Biográfica
Beatriz Xavier é socióloga, doutorada em Sociologia pela FCSH/UNL, docente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra desde 1999, investigadora da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (UICSE).Tem como principais interesses de investigação questões relacionadas com saúde pública, promoção da saúde, ética e investigação em saúde. É membro do comité executivo da European Society for Health and Medical Sociology.

Susana de Noronha | Título da comunicação: A Terceira Metade das Coisas e do Conhecimento: o método antropológico para misturar cancros e objetos entre mulheres, arte(s) e ciência(s)

Nota Biográfica
Susana de Noronha é antropóloga, investigadora pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (NECES) e bolseira de investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, Portugal. É autora do livro premiado A Tinta, a Mariposa e a Metástase: a arte como experiência, conhecimento e acção sobre o cancro da mama, publicado em 2009 pela Afrontamento. O seu segundo livro, Objetos feitos de cancro: mulheres, cultura material e doença nas estórias da arte, foi publicado em 2015 pelas Edições Almedina. Desenvolve a quarta parte de uma investigação  (2016-2019)  em torno dos encaixes entre arte, cultura material e doença oncológica, o seu campo de trabalho desde 2005. Em 2007 venceu em ex aequo o “Prémio CES Para Jovens Cientistas Sociais de Língua Oficial Portuguesa” e em 2003 o “Prémio Bernardino Machado” de Antropologia para a/o aluna/o com a classificação final mais elevada na licenciatura da Universidade de Coimbra. Enquanto fazedora de textos, é também letrista, com trabalho publicado em três álbuns, um EP e quatro coletâneas.