Seminário com apresentação de livro

As relações de género em Timor-Leste contemporâneo

Maurício Hashizume

Sara Niner

Teresa Cunha

23 de novembro de 2016, 17h00

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

As relações de género em Timor-Leste pós-conflito e contemporâneo resultam de diversas influências culturais e de recentes acontecimentos históricos e políticos muito complexos.

O provérbio local, ‘mane feto complete malu’, ‘o homem e a mulher completam-se’, tem as suas raízes nas leis costumeiras e na crença de que homens e mulheres, assim como os seus papéis na sociedade, são complementares e fazem parte de um sistema social harmonioso. Apesar de fazerem notar a predominância de sistemas costumeiros patriarcais no país, as e os antropólogas/os descrevem os trabalhos das mulheres e dos homens em Timor, como ‘complementares’ ou ‘interdependentes’. Ainda que a organização social local possa ser descrita como matrilocal, ou centrada no papel da mulher-mãe, e as cosmologias locais outorguem às mulheres estatuto e poder, sem incluir uma análise de economia política, fica difícil de compreender as disparidades de género existentes.

A história é também uma das realidades em as desigualdades entre mulheres e homens é aparente. Predomina uma narrativa nacionalista e identitária que reflecte uma racionalidade patriarcal que oblitera outras experiências, memórias e perspectivas, sobretudo das mulheres. Esta invisibilidade tem várias consequências negativas no que respeita às contradições identitárias pós-coloniais e tem impactos nas políticas públicas, na democracia e nas possibilidades de transformação social. Re-examinar a história recente de Timor-Leste de um ponto de vista feminista e pós-colonial contribui para perceber melhor quais os desafios e o lugar das mulheres timorenses na história e para aprofundar o conhecimento sobre sa (des)igualdades de género, no presente.

Neste seminário, pretende-se ainda apresentar o livro - Women and the politics of gender in Post-Conflict Timor-Leste – publicado na prestigiada editora Routledge este ano, onde estas questões são discutidas e para o qual as palestrantes escreveram os seus próprios capítulos.

 

Programa

– Abertura por Maurício Hashizume

– Apresentação de Sara Niner

– Apresentação de Teresa Cunha

– Comentários de Sara Araújo

– Debate

 

Atividade no âmbito do ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo