Seminar followed by book presentation

Gender relations in contemporary Timor-Leste

Maurício Hashizume

Sara Niner

Teresa Cunha

November 23, 2016, 17h00

Room 1, CES-Coimbra

Notas biográficas

Maurício Hashizume
Investigador do Projeto ALICE - Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas, coordenado por Boaventura de Sousa Santos, e doutorando em Sociologia (Programa de Pós-Colonialismos e Cidadania Global) no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC). Mestre em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (2010), concluiu dissertação sobre a formação do movimento katarista, especialmente em seu período inicial (1969-1985), que tem papel relevante na consolidação dos movimentos indígenas, originários e camponeses na Bolívia. É graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela mesma universidade (2001). Vem atuando há mais de uma década como jornalista (com diversos trabalhos de investigação, reportagem e cobertura, especialmente na área social). No campo acadêmico, trabalha com os seguintes temas: protagonismo político, movimentos indígenas, colonialidades/descolonialidades, estudos pós-coloniais/descoloniais, interculturalidade, sociologia política, autonomias e transformação social.

Sara Niner
Sara Niner is an interdisciplinary researcher and lecturer in Anthropology at Monash University in Australia. She is an expert in the field of gender and development with a long-term interest in those issues in the post-conflict environment of Timor-Leste and is widely published in this field. She has worked in solidarity with the Timorese community in Australia since 1991 and as a volunteer and consultant in Timor since 2000. She is the editor of To Resist is toWin: the Autobiography of Xanana Gusmão with selected letters and speeches (Aurora Books, Melbourne, 2000) and author ofXanana: Leader of the Struggle for Independent Timor-Leste(Australian Scholarly Publishing, Melbourne, 2009) translated into Portuguese as Xanana: Líder da luta pela independência de Timor-Leste (Don Quixote Publishing: Lisbon 2011). Her new edited collection, published in 2016 is Women and the politics of gender in Post-Conflict Timor-Leste, Women in Asia Series, Oxford: Routledge.

Sara Araújo
Sara Araújo é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e membro do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito. É co-coordenadora do Projeto "ALICE, Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas: Definindo para a Europa uma nova forma de partilhar as experiências do mundo", uma aposta na reflexão e na investigação a partir das Epistemologias do Sul. Doutorou-se em "Direito, Justiça e Cidadania no século XXI" da Universidade de Coimbra, com a tese "Ecologia de Justiças a Sul e a Norte. Cartografias comparadas das justiças comunitárias em Maputo e em Lisboa". Defendeu uma tese de Mestrado em Sociologia com o título "Pluralismo Jurídico e acesso à Justiça. O papel das instâncias comunitárias de resolução de conflitos em Moçambique", distinguida com o Prémio Agostinho da Silva, atribuído pela Academia de Ciências de Lisboa. Fez parte do Observatório Permanente da Justiça e do Centro de Formação Jurídica e Judiciária de Moçambique. Os seus interesses de investigação centram-se nos seguintes temas: pluralismo jurídico, acesso à justiça, justiça comunitária/resolução alternativa de conflitos/justiça informal, administração da justiça em África, direitos humanos e interculturalidade, ecologia de saberes e de justiças.

Teresa Cunha
Teresa Cunha nasceu no Huambo em Angola e vive em Coimbra, Portugal. Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Realiza um projecto pós-doutoral sob o título: Women InPower Women. Democracy, dignity and good-living in Mozambique, South Africa and Brazil. É investigadora sénior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É Professora na Escola Superior de Educação de Coimbra, Formadora Sénior dos Centros Europeus de Juventude do Conselho da Europa e presidente da ONGD 'Acção para a Justiça e Paz'. Estudou teologia, filosofia, ciências da educação e sociologia. Os seus interesses de investigação são feminismos e pós-colonialismos no Índico; mulheres transição pós-bélica, seguranças e memórias; economias feministas; direitos humanos. Publicou os seguintes livros: Women inPower Women. Outras Economias criadas e lideradas por mulheres do sul não-imperial; Ensaios pela Democracia. Justiça, dignidade e bem-viver; Never Trust Sindarela. Feminismos, Pós-colonialismos, Moçambique e Timor-Leste; Elas no Sul e no Norte; Vozes das Mulheres de Timor; Timor-Leste: Crónica da Observação da Coragem; Feto Timor Nain Hitu - Sete Mulheres de Timor; Andar Por Outros Caminhos; Raízes da ParticipAcção, para além de artigos em revistas científicas e capítulos de livros em vários países e línguas.