Prémio
Prémio Revista Crítica de Ciências Sociais atribuído a artigo da autoria de Helena Lopes,
9 de julho de 2020
O artigo “The (De)Politicisation of Work – An Inquiry into the Political Function of Work”, da autoria de Helena Lopes, do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, é o vencedor do Prémio Revista Crítica de Ciências Sociais. O Prémio, no valor de 1000 euros, destina-se a galardoar o melhor artigo publicado entre 2018 e 2019 nas páginas desta publicação do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
No artigo galardoado, Helena Lopes revisita o debate sobre a função política do trabalho – definido como o contributo do trabalho para a produção e transformação de relações sociais – tanto no plano conceptual como no plano empírico. Assumindo as tendências de quantificação e individualização que caracterizam o mundo do trabalho contemporâneo como um processo de despolitização, a autora conclui delineando uma forma de repolitizar o trabalho e a empresa, nomeadamente através da generalização de um modelo de codecisão, que institui a participação dos trabalhadores nas decisões tanto a nível da administração da empresa como do local de trabalho.
O Júri do Prémio baseou a sua decisão no facto de se tratar de “um texto muito sólido, revelando grande segurança no cruzamento de referências diversas, muito consistente na discussão que leva a cabo sobre um tema de grande relevância e com uma importante vertente propositiva.”
Foram ainda atribuídas duas menções honrosas aos artigos “Goa Displayed in Goa: The 1860 Industrial Exhibition of Portuguese Colonial India”, da autoria de Filipa Lowndes Vicente, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e “Writing Resistance, Writing the Self: Literary Reconstruction in United States Prison Witness”, da autoria de Doran Larson, do Hamilton College (Estados Unidos da América).
Constituído por três especialistas das áreas das ciências sociais e das humanidades: Ana Paula Brandão (da Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho), Bruno Monteiro (do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto), Marta Soares (do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa), e presidido por António Sousa Ribeiro, Diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o Júri reuniu por teleconferência a 8 de julho, tendo tomado as suas decisões por unanimidade.
Sobre a Revista Crítica de Ciências Sociais
A Revista Crítica de Ciências Sociais (RCCS), uma edição quadrimestral do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, publica artigos originais que apresentem resultados de investigação avançada e de reflexão teórica inovadora em todas as áreas das ciências sociais e das humanidades. A revista privilegia trabalhos com potencial transdisciplinar e que concorram para a discussão teórica, a reflexão epistemológica e o conhecimento crítico da realidade contemporânea à escala global. Acolhendo contributos relativos a todos os contextos geográficos, concede atenção particular a trabalhos que contribuam para a inovação teórica e epistemológica originária do Sul global.
A revista publica em português, espanhol e inglês, sendo que toda a colaboração é submetida a um exigente processo de seleção e revisão baseada em arbitragem científica em regime de duplo anonimato.
O reconhecimento dos elevados padrões de qualidade e rigor atingidos pela RCCS é percetível através da inclusão da revista na rede europeia Eurozine e em bases de indexação internacionais, tal como: Scopus, SciELO, Web of Science/Clarivate Analytics, DOAJ, CAPES-Qualis, ERIH Plus, Sociological Abstracts, International Bibliography of the Social Sciences, EBSCO.