Oficina
Entre experiências e atravessamentos produzidos com o Grupo Conexão G de Cidadania LGBT de Favelas
Luísa Vanessa Carneiro (PUC-Rio / FAPERJ)
22 de janeiro de 2025, 15h00 (GMT)
Evento em formato digital
Esta oficina pretende apresentar o Grupo Conexão G de Cidadania LGBT de Favelas, e sua interlocução com o Projeto CAPES-DAAD Esferas da Cidadania: Direitos, Fronteiras, Agências. O Esferas da Cidadania é um projeto de pesquisa que articula conceitual e empiricamente três esferas da espacialidade político-normativa da cidadania, é portanto, um espaço para se (re)construir e fortalecer vínculos sociais, políticos e institucionais com coletivos de Favelas e periferias no Rio de Janeiro, com a pretensão de acompanhar a construção de cidadanias alternativas, agenciamento e resistências cidadãs, assim como a produção de subjetivação e práticas de empoderamento de sujeitos políticos historicamente invisibilizados.
O Grupo Conexão G é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) hoje localizada no Complexo de Favelas da Maré, na Nova Holanda, na cidade do Rio de Janeiro, que promove assistência às pessoas LGBT+ que vivem em territórios de Favela. De tal forma, a proposta de pesquisa, por meio de uma linha de conexão construída com os sujeitos do Conexão G, se aproxima do Observatório de Violências LGBTI+ de Favelas, projeto de pesquisa qualitativa e quantitativa que visa mapear dados sobre violências e violações de direitos. Assim, esse trabalho se propõe a acompanhar o protagonismo do sujeito da injustiça social, por intermédio do Observatório de Violências LGBTI+ de Favelas, e perceber como ele se reconstitui na relação entre violência e resistência dos processos experienciados em territórios existenciais.
Moderação: Ana Lúcia Santos (CES)
Nota biográfica
Luísa Vanessa Carneiro é doutoranda em Direito - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), bolsista pela Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Membra do Conselho de Diversidade e Inclusão do Departamento de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pesquisadora no projeto de pesquisa Teoria Crítica do Direito, no âmbito do CAPES/DAAD: Spheres of Citizenship in Rio de Janeiro and Berlin: Rights, Frontiers, Agencies (PUC-Rio/CNPq). Pesquisadora do G-pense! - Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias (UPE/CNPq). Contou com auxílio financeiro da Red de Académicas/os Latinoamericanas/os del Derecho, por meio do Programa Fondo de Apoyos a la movilidad de investigadorxs del Nordeste do Brasil (RedAlas), contou ainda, com uma bolsa de doutorado ofertada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro referente ao estágio realizado na Coordenação de Diversidade e Inclusão do Departamento de Direito (PUC-Rio). Mestra em Direito - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Pós-graduada em Direitos Humanos: Educação e Ressocialização - Universidade Cândido Mendes (UCAM). Bacharela em Direito pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP). Editora Assistente da Revista Direito, Estado e Sociedade da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Atividade no âmbito do Grupo de Pesquisa em Sexualidades | GPS-CES
___________________
Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://zoom.us/j/89200441645 | ID: 892 0044 1645 | Senha: 255957
Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.
As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.