Oficina
Os cuidados à porta da Europa: Mulheres migrantes africanas na Andaluzia
Cristina del Villar Toribio (Doutoranda na Universidade de Sevilla)
26 de julho de 2022, 15h00 (GMT+1)
Evento em formato digital
Moderação: Teresa Cunha (CES)
Apresentação
O objectivo desta oficina é apresentar e discutir os resultados de uma tese de doutoramento sobre as práticas de cuidados das mulheres migrantes africanas na Andaluzia. A apresentação é composta por três partes. Primeiro, far-se-á uma contextualização do território e um breve levantamento dos estudos sobre a migração africana na Andaluzia. Em seguida, apresentam-se dois dos três estudos que constituem a tese de doutoramento: uma análise das narrativas de identidade e dos cuidados das mulheres senegalesas migrantes; e uma análise sobre como entendem e vivem os trabalhos dos cuidados numa perspectiva do colectivo africano andaluz.
A oficina será apresentada e moderada por Teresa Cunha orientadora científica do estágio doutoral da autora e coorientadora da sua tese de doutoramento. Segue-se à apresentação da autora uma discussão com o público. A oficina decorrerá em espanhol e português.
Nota biográfica
Cristina del Villar Toribio é doutoranda em psicologia pela Universidade de Sevilla. A sua pesquisa trata sobre cuidados e mulheres migrantes africanas na Andaluzia. A sua tese é orientada por Francisco Javier Saavedra (US) e Teresa Cunha (CES). Os seus temas de interesse são a psicologia cultural, as migrações, os cuidados, os feminismos pós-coloniais e as metodologias qualitativas.
_______________________________
Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis https://us02web.zoom.us/j/86946468886 | ID da reunião: 869 4646 8886 | Senha de acesso: 286147
Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.
As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.