SEMINÁRIO | GRUPO DE TRABALHO POLICREDOS

Álamo Pimentel

Christina Vital da Cunha

Luciane Lucas dos Santos

23 de março de 2021, 17h00 (GMT)

Evento em formato digital

Notas biográficas do/as Intervenientes

Christina Vital da Cunha | É Professora Associada do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense. É doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordena o LePar - Laboratório de estudos sócio antropológicos em política, arte e religião e integra a equipe de pesquisadores do MARES - Religião, arte, materialidade, espaço público: grupo de antropologia e a Rede de Pesquisadores Luso-Brasileiros de Artes e Intervenções Urbanas. É autora do livro "Oração de Traficante: uma etnografia" (Garamond, 2015) e coautora de outros livros como "Religião e política: medos sociais, extremismo religioso e as eleições 2014" e "Religião e Conflito" (Editora Prismas, 2016). Tem experiência em Antropologia da Religião e Urbana com ênfase nos seguintes temas: religião, política e direitos; arte urbana e religião; religião e criminalidade violenta em favelas.

Álamo Pimentel | Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Possui pós-doutorado em sociologia do conhecimento pelo Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Foi professor da Universidade Federal da Bahia entre os anos de 2003 e 2013, atuou no I do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas entre os anos de 2013 e 2015 e atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal do Sul da Bahia. Lidera o grupo de pesquisa Sociedade Educação e Universidade (SEU).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ciências Sociais Aplicadas à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: multiculturalismo, educação, escola e convivência, antropologia, pesquisa em educação e etnografia, educação de jovens e adultos e antropologia educacional.

Luciane Lucas dos Santos | É investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando e co-coordenando o Núcleo de Investigação Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe), bem como o Grupo de Trabalho Policredos (junto com Teresa Toldy e Julia Garraio). Integra a equipa docente do Doutoramento "Democracia no Século XXI". É doutorada desde 2004 em Comunicação e Cultura (2004) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil). Foi professora adjunta e investigadora na Universidade do Estado do Rio de janeiro, onde construiu uma parte significativa de seu percurso académico. Migrou dos Estudos da Comunicação para a Sociologia há cerca de 15 anos, dedicando-se aos estudos do consumo e da economia, particularmente a feminista. Relativamente à investigação, são temas de interesse: Economia(s) Feminista(s), Estética(s) Feminista(s), estudos pós-coloniais da Economia, neopentecostalismo e os direitos das mulheres, desigualdades a partir de uma perspetiva interseccional, questões identitárias na Europa.