Seminário

Youthresponse - Jovens adultos imputáveis: Direito penal e resposta Judicial

Yves Cartuyvels (Universidade de Saint-Louis - Bruxelas)

24 de fevereiro de 2020, 14h30

Sala 2, CES | Alta

Apresentação

Neste seminário pretende-se, através da reflexão teórica e da experiência prática dos profissionais, discutir o modo como o sistema jurídico e judicial português responde aos jovens adultos que cometem crimes; procura-se também  apresentar a perspetiva da criminologia, da investigação e das experiências europeias sobre o tema.

14:30 – Apresentação do projeto
14:45 – Apresentação Yves Cartuyvels
15:30 – Debate
Moderação e comentários: João Pedroso

Nota biográfica do orador

Yves Cartuyvels é professor da Faculdade de Direito da Universidade de Saint-Louis - Bruxelas, Bélgica, lecionando as disciplinas de "Direito Penal" (8 ECTS), "Introdução à Criminologia" (3 ECTS) e "Seminários em “Teoria do Direito: orientação Criminologia "(2 X 3 ECTS). Na Universidade de Saint-Louis, é co-diretor do "Seminário Interdisciplinar de Estudos de Direito" (SIEJ), vice-diretor do "Centro de Estudos Sociológicos" (CES) e presidente da Rede de Investigação Interdisciplinar (RIS); é ainda membro do Groupement Européen de Recherche sur les Normativités (GERN). Possui diversas publicações como autor, quer como coordenador/editor, no âmbito do Direito Penal, História do Direito Penal e Criminologia.

Atividade no âmbito do projeto de investigação «YOUTHRESPONSE - Jovens adultos imputáveis: direito penal e a resposta judicial», financiado pela FCT através de fundos nacionais (refª: PTDC/DIR-DCP/29163/2017).