Seminário

Políticas antigênero e desdemocratização na América Latina - explorando conexões com a Europa do Sul

Sonia Corrêa (Sexuality Policy Watch - Brazilian Interdisciplinary AIDS Association)

31 de outubro de 2019, 10h00

Sala 1, CES | Alta

Resumo

Neste seminário serão partilhados os resultados de um conjunto de estudos situacionais, realizados desde 2018, sobre políticas antigênero e seus efeitos em nove países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Equador, Colômbia, Costa Rica, México, Paraguai e Uruguai.  Através de um olhar panorâmico serão examinados genealogias, antecedentes históricos e condições estruturais que favoreceram, desde 2013, a propagação de discursos e mobilizações antigênero nesses países e, mais especialmente, seus efeitos no plano político.  Embora o caso brasileiro, que tenho denominado como a “catástrofe perfeita”, seja objeto de atenção especial, também analisarei outros contextos em que dinâmicas político, institucionais e culturais peculiares, oferecem contrastes interessantes.

Também será feita uma breve cartografia de atores envolvidos, suas conexões transnacionais, cronologias e repertórios compartilhados por essas ofensivas na América Latina e na Europa, focalizando mais especialmente no caso espanhol, em razão de articulações orgânicas e palpáveis entre as estratégias e alianças entre grupos antigênero num caso e noutro. Finalmente, o seminário será uma oportunidade para explorar questões  que esse material empírico suscita, como por exemplo: É produtivo situar essas formações no registro mais convencional do populismo? O que essas ondas nos revelam  sobre o lugar do gênero e da sexualidade no político contemporâneo? O que há de novo no que assistimos em termos da política do religioso ? Estamos frente a uma onda reativa (backlash) ou,  como sugere Máximo Prearo, o que assistimos são as primeiras materializações de um projeto de longo prazo e de maior fôlego cuja ambição é, de fato,  reescrever a matrix do político?

Nota biográfica

Sonia Corrêa é formada em arquitetura e tem uma pós-graduação em antropologia. Desde o final de 1970, esteve envolvida com pesquisa e ativismo em gênero , sexualidade, saúde e direitos humanos. Ela é a fundadora da ONG SOS- Corpo - Instituto Feminista para a Democracia e Cidadania e da Comissão para os Direitos da Reprodução..

Entre 1992 e 2009 foi coordenadora da pesquisa para a saúde e direitos sexuais e reprodutivos da Rede - Alternativas de Desenvolvimento com Mulheres para uma Nova Era - uma rede feminista no hemisfério sul. Nessa função acompanhou negociações das Nações Unidas que impactaram diretamente em questões relacionadas a gênero e sexualidade como a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD - Cairo 1994), a Quarta Conferência Mundial sobre Mulheres (IV WCW - Pequim , 1995) e as revisões de  cinco e dez anos dessas mesmas conferências. Em 2006, participou do grupo que elaborou os Princípios de Yogyakarta para a Aplicação das Normas Internacionais de Direitos Humanos em relação à Orientação Sexual e Identidade de Gênero.

Desde 2002, com Richard Parker, coordena  o projeto Sexuality Policy Watch/SPW , o Observatório de Sexualidade e Política, sediado na Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS. O Observatório é um fórum global composto por pesquisadores e ativistas engajados com análises de tendências globais da política sexual que, nesse momento, desenvolve uma pesquisa regional sobre políticas antigênero na América Latina.

Desde os anos 1990, Sonia Corrêa também esteve envolvida em atividades acadêmicas. Em 2016-2017 desenvolveu atividades de pesquisa e docência no Gender Department da London School of Economics.

Tem publicado extensamente em português, inglês e espanhol: Population and Reproductive Rights: Southern Feminist Perspectives (1994),  Development with a Body(co -autoria com Andrea Cornwall e Susan Jolly (2008) , Sexuality, Health and Human Rights (2008,  em co -autoria com Richard Parker e Rosalind Petchesky), Sexualidade e Política na América Latina: Histórias , Interseções e paradoxos (2011, com Richard Parker), Sexuality and Politics: Regional Dialogues from the Global South (2013 , com Rafael de la Dehesa e Richard Parker), Fumbling around the elephant: Emerging powers, sexuality and human rights (co-autoria com akshay khana, 2015), a série de publicações Sex Politics Trends & Tensions in the 21st century (2018, com Richard Parker). É também membro do comitê editorial da série de livros Global Queer Politics (Palgrave).

Atividade no âmbito dos projetos CILIA-LGBTQI+ | Desigualdades ao longo da vida de pessoas LGBTQI+: uma abordagem comparativa e interseccional em quatro países europeus e Diversity and Childhood: Changing social attitudes towards gender diversity in children across Europe