Roda de conversa

O papel da educação popular na resistência ao neoliberalismo

Cecília Zsögön

Erick Morris

Filipa Alves

Teresa Cunha

30 de outubro de 2019, 14h30

Sala 2, CES | Alta

Enquadramento

Partindo da educação popular, inspiradxs nas propostas de Paulo Freire, Boaventura de Sousa Santos, Cláudia Korol entre tantxs outrxs, dialogaremos sobre experiências baseadas na interculturalidade e na construção de conhecimentos e formas de organização/atuação contra-hegemônicas na Argentina, Brasil, Moçambique e Portugal.

No atual contexto de agudização/crise do neoliberalismo autoritário e o seu impacto devastador nas comunidades e no tecido social das regiões (semi)periféricas, consideramos que é urgente refletir sobre o papel da educação popular e sua capacidade de resistir à violência, à pobreza, a fome, a injustiça e propor alternativas, tanto na (re)criação e articulação de redes de cooperação social e econômica como na construção de uma justiça cognitiva.

Notas biográficas

Cecília Zsögön (UBA/UPBP) - Doctora en ciencias sociales de la Universidad de Buenos Aires, magister en política y planificación social y licenciada en sociología (UNCuyo). Becaria de posdoctorado en el Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas de Argentina (CONICET). Integrante del equipo de investigación y sistematización de la Universidad Popular Barrios de Pie, Argentina. Áreas de interés: trabajo y explotación infantil, trabajo forzoso, derechos humanos, educación, política social, regiones de frontera.

Erick Morris (CES/UPMS) - Doutorando em Pós-Colonialismos e Cidadania Global (CES/FEUC). Tem como temas de pesquisa educação popular na América Latina, movimentos sociais e democracia. Seu projeto de tese conta com o título de "Universidades Populares e as Epistemologias do Sul. É mestre em Ciência Política pela Florida International University (2004) e licenciado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Trabalhou na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e no Instituto Paulo Freire (IPF). É membro do grupo de pesquisa Curupiras - Colonidades e Outras Epistemologias.

Filipa Alves (Casa da Esquina) - é formada em Estudos Portugueses e pós-graduada em “Economia Social - Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade” pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC/UC), tendo frequentado também o Mestrado em Estudos Feministas. Coordena, junto com Sandra Alves, a Casa da Esquina, uma associação cultural que cria dinâmicas de reflexão e debate em diferentes temas e busca a transdisciplinaridade no campo das artes.

Teresa Cunha (CES) - É doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. É investigadora sénior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde ensina em vários Cursos de Doutoramento; co-coordena a publicação 'Oficina do CES', os ciclos do Gender Workshop. Coordena a Escola da Inverno 'Ecologias Feministas de Saberes' e o Programa de Investigação Epistemologias do Sul. É professora-adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Superior Politécnico de Coimbra e investigadora associada do CODESRIA e do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Em 2017, foi agraciada com a Ordem de Timor-Leste pelo Presidente da República Democrática de Timor-Leste. Os seus interesses de investigação são feminismos e pós-colonialismos; outras economias e economias feministas mulheres; transição pós-bélica, paz e memorias; direitos humanos das mulheres no espaço do Índico. Tem publicados vários livros e artigos científicos em diversos países e línguas dos quais se destacam: Women InPower Women. Outras Economias criadas e lideradas por mulheres do sul não-imperial; Never Trust Sindarela. Feminismos, Pós-colonialismos, Moçambique e Timor- Leste; Ensaios pela Democracia. Justiça, dignidade e bem-viver; Elas no Sul e no Norte; Vozes das Mulheres de Timor; Timor-Leste: Crónica da Observação da Coragem; Feto Timor Nain Hitu - Sete Mulheres de Timor»; Andar Por Outros Caminhos e Raízes da ParticipAcção.