Debate

Deveres Humanos e participação cidadã: Tomar a palavra e a iniciativa

Fernando Medina

Tarso Genro

19 de outubro de 2015, 18h30

Fundação José Saramago (Lisboa)

Enquadramento

“Tomemos então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa. Com a mesma veemência e a mesma força com que reivindicarmos os nossos direitos, reivindiquemos também o dever dos nossos deveres. Talvez o mundo possa começar a tornar-se um pouco melhor”, afirmou José Saramago no seu discurso de recepção do Prémio Nobel de Literatura, em 1998.

Para conversar sobre os deveres humanos e a necessidade de participação cidadã na organização da sociedade, a Fundação José Saramago e o Observatório sobre Crises e Alternativas do Centro de Estudos Socais da Universidade de Coimbra organizam um debate com Tarso Genro, ex-ministro da Educação e da Justiça do Brasil, e Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

O debate será conduzido numa moderação ativa por Manuel Carvalho da Silva.

A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

Notas biográficas

Tarso Genro (Brasil, 1947)
Advogado, escritor e professor universitário, é militante do Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1988. Foi eleito duas vezes para prefeito de Porto Alegre e uma vez para o cargo de governador do Estado do Rio Grande do Sul. Durante o governo de Lula da Silva esteve à frente dos Ministérios da Educação, das Relações Institucionais e da Justiça. Exerceu o cargo de presidente do PT. É um dos criadores do Orçamento Participativo no Brasil, iniciativa que foi copiada em diversos Estados do país e também no exterior. Com inúmeras obras publicadas nas áreas de direito, política e literatura, Tarso Genro é um conhecido autor de opinião da imprensa brasileira, escrevendo principalmente artigos de teoria política.

Fernando Medina (Portugal, 1973)
Licenciado em Economia, pela Universidade do Porto, e Mestre em Sociologia Económica pelo ISEG. Foi assessor do INOFOR em 1999 e 2000, consultor do Grupo de Trabalho do Ministério da Educação da Presidência Portuguesa da União Europeia, entre 1999 e 2000 e assessor do Primeiro-ministro para as áreas da educação, ciência e tecnologia, entre 2000 e 2002. Durante os XVII e XVIII Governos Constitucionais foi, respetivamente, Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional e Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Economia. Entre outubro de 2013 e abril de 2015 exerceu o cargo de Vice-Presidente e Vereador da Câmara Municipal de Lisboa (CML). Atualmente é Presidente da CML.

Manuel Carvalho da Silva (Portugal, 1948)
Doutorado e licenciado em Sociologia pelo ISCTE-IUL, foi Secretário-geral da CGTP-IN entre 1999 e 2012, tendo anteriormente exercido o cargo de coordenador desta central sindical. É investigador do Centro de Estudos Sociais desde 2009, onde coordena o seu pólo de Lisboa e o Observatório sobre Crises e Alternativas. Desde 2011 é Professor Catedrático convidado da Universidade Lusófona. Escreve e intervém regularmente sobre temas como o sindicalismo, o trabalho, o emprego, o Estado Social e o desenvolvimento.