Colóquio Internacional

Mobilidade social e desigualdades em tempos de austeridade

10 de maio de 2013

Auditório 3, Fundação Calouste Gulbenkian | Lisboa

Enquadramento

Este colóquio internacional propõe um diálogo franco-português sobre o estado da mobilidade social na Europa do Sul, onde os Estados estão atualmente submetidos a fortes restrições orçamentais.

O fraco crescimento económico e a austeridade orçamental com que numerosos países europeus estão hoje confrontados, vêm relançar o debate sobre as possibilidades reais de promoção na hierarquia social. O crescimento quase inexistente das economias europeias, o desemprego massivo e as dificuldades atuais dos jovens diplomados no que respeita à integração no mercado de trabalho parecem constituir verdadeiros obstáculos à ascensão social, tão prometida pelo modelo meritocrático das democracias europeias.

A experiência vivida pelos atingidos por esta “desvalorização social” faz emergir  sentimentos de frustração e de injustiça, sentimentos que têm como símbolo vivo as manifestações, cada vez mais frequentes, de “indignados” e de outros movimentos sociais contestatários da ordem económica estabelecida.

Qual é então a situação da mobilidade social, hoje, em países em que o Estado-Providência parece adelgaçar-se de dia para dia, em benefício do imperativo de competitividade económica?

Como chegámos a esta situação apesar da democratização do acesso à Educação e da implementação de políticas sociais?
Como romper o ciclo vicioso que liga a origem social às trajetórias de vida, em países tão fortemente submetidos ao rigor orçamental, em que as políticas sociais se desmoronam progressivamente?

Trata-se de debater o estado atual da mobilidade social, numa perspetiva académica e sociológica (primeira mesa-redonda) ou ainda numa outra vertente mais política e económica (segunda mesa-redonda).
 


Línguas: Português e Francês (com tradução simultânea)


ENTRADA LIVRE
 

Organização: CES e Instituto Francês de Portugal/Embaixada de França em Portugal  | Parceiros: Le Monde Diplomatique – Edição Portuguesa e Fundação Calouste Gulbenkian