Sessão cinematográfica e debate

"L’Affaire Cheybeya : Crime d’état?" de Thierry Michel

1 de março de 2013, 18h00

CES-Lisboa, Picoas Plaza, Rua do Viriato, 13, Lj. 117/118

Comentários: Theodore Trefon (Royal Museum for Central Africa - Tervuren / Universidade de Boston - Bruxelas).


Resumo

A história de Floribert Chebeya, presidente da ONG congolesa “A voz dos sem voz”, junta-se a muitas outras de defensores dos Direitos Humanos assassinados pelas autoridades que deveriam atendê-los e prestar-lhes auxílio. A violência de Estado passa muitas vezes impune. “L’Affaire Cheybeya: Crime d’état?” será o mote para o debate com o público, numa altura em que, em Portugal, se discutem acções contra altas figuras do Estado angolano, alegadamente envolvidas em violações dos Direitos Humanos. O filme terá comentários de Theodore Trefon, profundo conhecedor da história da República Democrática do Congo, um académico especialista em relações entre Estado e sociedade.
 



"L’Affaire Cheybeya: Crime d’état?", de Thierry Michel [Belgica/ Congo, 2012, 97 min.]   Legendas em inglês.
Sítio oficial: http://chebeya-lefilm.com

Sinopse: Em 2 de Junho de 2010, Floribert Chebeya, militante congolês dos direitos humanos presidente da ONG “A voz dos Sem Voz”, foi encontrado morto no seu carro, após um encontro com o Inspector Geral da Polícia Nacional Congolesa, o General John Numbi. Vários policiais ficam presos e um processo decorre. O filme retrata o processo dos assassinos de Floribert Chebeya. Se os oficiais do general foram levados à justiça, por sua parte, Numbi não o foi o que suscitou a indignação das famílias da vítima que lutam todos os dias para obter a verdade. Será que a autoridade judicial é capaz de exercer uma justiça imparcial?


Nota Biográfica

Theodore Trefon, doutorado pela Universidade de Boston, dedicou mais de 25 anos ao estudo da história da República Democrática do Congo, especializando-se nas relações entre Estado e sociedade. Actualmente é director da Secção de História Contemporânea do Royal Museum for Central Africa (Tervuren, Bélgica) e Professor Adjunto de Relações Internacionais da Universidade de Boston (Bruxelas). Foi consultor da USAID, do Centre for International Forestry Research, UNESCO, CARE, e da World Bank. Foi também professor da Catholic University (Leuven, Bélgica) e das universidades de Kinshasa e Kisangani. Pela Zed Books publicou “Congo Masquerade” e “Re-inventing Order in the Congo: How people respond to state failure in Kinshasa”.



Organização: Centro de Estudos Sociais e Programas de Doutoramento e Mestrado em Estudos Africanos do ISCTE-IUL