Gender workshop

Étnica, eu?! Feminismo, colonialismo e essencialismo

Isabel Caldeira (CES)

28 de fevereiro de 2013, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Partindo dos textos de Uma Narayan (1998) e Mariam Pirbhai (2005), pretendo, neste seminário, fazer um cruzamento da crítica feminista e da pós-colonial para abordar questões que se colocam às consciências feministas quando tentam combater essencialismos e cruzar fronteiras para entender "outras" mulheres. A interrogação sobre as limitações e ambiguidades que se perfilam de ambos os lados desse combate, quer parta do Ocidente hegemónico, dos nacionalismos locais remitificadores, ou das bolsas de resistência permitirá voltar a uma discussão sempre incompleta sobre o relativismo cultural, o multiculturalismo, a etnicização, o essencialismo cultural e a própria concetualização da diferença.


Artigos em discussão

Uma Narayan. "Essence of Culture and a Sense of History: A Feminist Critique of Cultural Essentialism". Hypatia 13. 2 (Spring 1998): 86-106.
Mariam Pirbhai. "Women and Ethnicity: A Self-Portrait". VCTA Newsletter (March 2005): 7-8, 25-26.

[ Quem desejar participar e ler previamente os artigos em discussão deverá enviar um e-mail para gw@ces.uc.pt ]



Nota biográfica

Isabel Caldeira é investigadora do Centro de Estudos Sociais desde 1987. É Professora Associada na Secção de Estudos Anglo-Americanos do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutorou-se em 1993 em Literatura Americana na Universidade de Coimbra, defendendo a tese "A Cicatriz da Palavra: História, Mito e Literatura na Ficção de Toni Morrison". Lecciona na FLUC, na Licenciatura em Línguas Modernas, bem como nos programas de 2º e 3º ciclos em Estudos Americanos e Estudos Feministas. Tem integrado várias equipas de investigação em projectos do NECC, de que destaca “Memória, Violência e Identidade: Novas Perspectivas Comparadas sobre o Modernismo" e “Intelectuais, Cultura e Sociedade”. Os seus actuais interesses de investigação incluem as seguintes áreas e temas: estudos americanos e afro-americanos; estudos literários e culturais comparados (a diáspora africana).

 

Organização: Júlia Garraio (NHUMEP), Catarina Martins (NHUMEP), Teresa Cunha (NHUMEP), Mihaela Mihai (DECIDe).