Gender workshop

Para além das fronteiras: mulheres, migração e cidadania

Clara Moura Lourenço (CES)

29 de março de 2012, 17h00

sala 2, CES-Coimbra

Resumo
Os movimentos populacionais à escala global tornaram-se uma característica das sociedades contemporâneas levando a que a generalidade das Ciências Sociais e Humanas se tenha vindo a interessar cada vez mais pelo estudo das migrações. Porém, até ao início dos anos oitenta, as abordagens da migração centravam-se quase exclusivamente nos sujeitos de sexo masculino e raramente incluíam as mulheres migrantes como sujeitos autónomos e atores sociais de pleno direito, sendo referidas apenas na sua qualidade de esposas que se vão juntar aos maridos quando a estadia no estrangeiro se prolonga.

Mas a partir das décadas de 60/70, os movimentos feministas vêm questionar a invisibilidade das mulheres migrantes bem como a sua presumível passividade nos processos migratórios enfatizando a necessidade de incorporar a variável género. Daí que, como afirma Françoise Gaspard no texto que me proponho discutir, em poucos anos, se tenha passado de uma atitude de indiferença a uma atitude de interesse assente em representações contraditórias do papel da mulher migrante na sociedade de acolhimento.


Nota Biográfica
Clara Moura Lourenço é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela FLUC e mestre em Psicologia e Ciências da Educação pela FPCEUC. Atualmente está a concluir a sua dissertação de doutoramento sobre narrativas autobiográficas de mulheres portuguesas emigrantes em França. As suas áreas de interesse incluem as questões da autobiografia e do testemunho nas representações da experiência migrante, os estudos sobre as mulheres, os direitos humanos e a cidadania. Participou no projeto Novas Poéticas de Resistência: O século XXI em Portugal no qual foi responsável pelo sub-projeto "Semântica da Identidade na Palavra Migrante de Autoras Portuguesas em Paris e Montréal".


Artigo em discussão

• “Invisíveis, diabolizadas, instrumentalizadas: figuras de mulheres migrantes e das suas filhas na Europa" de Françoise Gaspard publicado na RCCS nº 50,  Fevereiro 1998.
 


Organização: Gisele Wolkoff, Júlia Garraio (NHUMEP) e Mihaela Mihai (DECIDe).

Nota: «Gender Workshop Series» é um espaço de discussão. em torno de um ou dois textos sobre género que se realiza uma vez por mês.