Gender workshop

Estórias e História. A Literatura e os feminismos africanos entre colonialismo e pós-colonialismo. Estratégias de construção, afirmação, reação, inscrição

Catarina Martins (CES)

20 de novembro de 2012, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

A proposta de um conto e, especificamente, do conto “The headstrong historian” da escritora nigeriana Chimamanda Nogozi Adichie num fórum como o Gender Workshop deve-se a várias ordens de razão. Em primeiro lugar, ao introduzir a literatura, de forma quase insidiosa, num contexto em que se desenvolve ciência e se debate a partir de artigos e discursos científicos, e no qual, quando muito, a literatura é explorada numa perspectiva documental, venho reclamar o lugar do texto literário, na sua especificidade, e do aparelho conceptual e metodológico próprio dos estudos literários nas discussões, não somente sobre questões relativas às mulheres, mas também sobre as formas de exercício do pensamento e do activismo feministas, da mesma maneira que a autora provoca a História com a sua estória.

Em segundo lugar, a escolha deste texto deve-se ao facto de Adichie não escrever apenas, em “The headstrong Historian”, um conto que considero esteticamente muito belo, como sobretudo ao facto de desenvolver concomitantemente o que leio como uma condensada tese feminista, em forma de narrativa, sobre uma série de problemáticas essenciais e recorrentes que interpelam as mulheres africanas e aquelas que sobre elas trabalham, no cruzamento da crítica feminista e pós-colonial. Convido, pois, à leitura de “The headstrong historian” e à descoberta destas questões feministas, pós-coloniais, metodológicas e estéticas (ou estético-metodológicas), através do fio narrativo, mas também fortemente reflexivo, analítico, crítico e provocador, sabiamente construído por Adichie. Neste sentido, a sessão não terá um formato expositivo, mas sim de exploração colectiva do texto e da diversa ordem de problemas que suscita.

Nota: O livro de contos “The thing around your neck” (2009), em que se insere “The headstrong historian” foi traduzido para português com o título “A coisa à volta do teu pescoço” e recentemente publicado pela Editora D. Quixote (2012).
[ Quem desejar participar e ler previamente o conto em discussão deverá enviar um e-mail para gw@ces.uc.pt ]

Nota biográfica

Catarina Martins é Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Sociais. Foi leitora, durante vários anos, na Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar. É Doutorada em Literatura Alemã pela Universidade de Coimbra (2008) com a tese intitulada Modernismo. Ensaísmo. Imperialismo. Robert Müller e a Corrente Amazónica da Alma Humana. Tem publicado sobre temas de literatura comparada e de literatura de expressão alemã, bem como sobre temas africanos na literatura portuguesa e literaturas africanas anglófonas e francófonas, em particular de mulheres. De entre as suas actuais áreas de investigação destacam-se os estudos pós-coloniais e os estudos feministas, associados a temas e problemáticas das literaturas e culturas de expressão alemã, e de literaturas e culturas africanas anglófonas e francófonas. Tem trabalhado ainda sobre teorias feministas do Sul, e sobre a questão da representação da infância e da violência na literatura e no cinema.

Organização: Júlia Garraio (NHUMEP), Catarina Martins (NHUMEP), Teresa Cunha (NHUMEP), Mihaela Mihai (DECIDe).