Gender workshop

25 de outubro de 2012, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Numa leitura do feminino como regime disciplinar, este artigo convida-nos a discutir em que medida a teoria de Foucault se adequa ao estudo do corpo feminino. Tomando o corpo da mulher como uma superfície que regista significados, por um lado, e as próprias tecnologias que actuam na normalização desses significados, por outro, Bartky problematiza a condição dupla da mulher na produção da ideia de feminino que o corpo exibe. Sendo este um dos alvos centrais do olhar moderno, a subjectividade e a capacidade de acção da mulher sobre o corpo são mais difíceis de problematizar, porque ela é simultaneamente objecto e sujeito do olhar vigilante que assegura a construção normalizadora do seu corpo enquanto prova da sua identidade de mulher.

A noção da permanente da visibilidade do corpo é interiorizada de tal forma, que as várias técnicas de controlo aparecem tanto como naturais, como como o resultado de escolhas. Embora o texto não seja recente, a argumentação de Sandra Lee Bartky não perdeu actualidade; as várias formas como o corpo feminino continua a ser reinventado no contexto cultural contemporâneo, através do espectáculo e da mercantilização, por exemplo, permitem-nos discutir até que ponto a repetição de imagens continua a naturalizar a subordinação da mulher; ou se, pelo contrário, há sinais de uma escolha emancipadora na adopção e reconstrução das imagens do feminino que circulam na nossa cultura.

Nota biográfica

Maria José Canelo é Professora Auxiliar na Secção de Estudos Ingleses e Americanos na Faculdade de Letras, leccionando cadeiras de Estudos Culturais, Cultura Norte-Americana, História dos EUA e Estudos Americanos (licenciatura e pós-graduação). É doutorada em Estudos Americanos pela Universidade de Nova Iorque, com a tese "Carey McWilliams and the question of cultural citizenship in the 1940s" e mestre em Estudos Anglo-Americanos pela Universidade de Coimbra, com uma dissertação sobre revistas modernistas e a construção da nação em Portugal e nos E.U.A. É também Investigadora no Centro de EStudos Sociais (NHUMEP).

Artigo em discussão

•  "Foucault, Femininity, and he Modernization of Patriarchal Power", de Sandra Lee Bartky
[ Quem desejar participar e ler previamente o artigo em discussão deverá enviar um e-mail para gw@ces.uc.pt ]

Organização: Júlia Garraio (NHUMEP), Catarina Martins (NHUMEP), Teresa Cunha (NHUMEP), Mihaela Mihai (DECIDe).