Eleições, Democracia e Direitos Humanos Formação avançada, investigação e apoio

Seminário

Autarquias Locais: Direitos Humanos, Democracia e Participação - que desafios e oportunidades?

19 de maio de 2022, 10h30-12h00 (GMT+1)

Evento em formato digital, via Zoom

Apresentação

As autarquias locais são inúmeras vezes o primeiro ponto de contacto da população com o Estado. Têm por isso um papel importante na promoção e salvaguarda dos interesses próprios das populações, e uma intervenção de proximidade, sendo entidades com um papel essencial nesta transformação.

Nesta sessão afloramos os temas centrais da promoção de uma cultura de Direitos Humanos nas autarquias locais, através de temas e exercícios concretos e replicáveis em ambiente de trabalho. Destina-se a um amplo público-alvo, com especial enfoque em quem trabalha com o público em geral e não requer conhecimentos ou formação prévia na área.

Coordenação

Carla Luís é coordenadora do VOTEdhr - Eleições, Democracia e Direitos Humanos. Membro da Comissão Nacional de Eleições desde 2009. Co-autora de diversas leis eleitorais anotadas, entre outras. Lecciona na área da Observação Eleitoral, Justiça Eleitoral, entre outras. Formadora certificada BRIDGE. Investigadora do CES – Centro de Estudos Sociais, em pós-doutoramento. Tem realizado trabalho na área das Eleições e Democracia, com instituições internacionais e nacionais. Doutorada pela Universidade de Coimbra, com uma tese sobre a ONU e impacto dos sistemas eleitorais. Foi investigadora no The Electoral Integrity Project (Univs. Sydney/Harvard) e trabalhou com o PNUD como assessora jurídica eleitoral, entre outros. Mestre em Direitos Humanos e Democratização (EIUC) e licenciada em Direito pela FDUNL.

Diana Silva é enfermeira, colaborou em missões de cooperação para o desenvolvimento em Timor-Leste e São Tomé e Príncipe, abrangendo a monitorização das políticas de saúde nos serviços comunitários e formação de pessoal de saúde. Em Portugal trabalhou num centro de redução de riscos dirigido a pessoas que usam drogas e coordenou projetos na área da saúde comunitária, incluindo a promoção de acesso aos serviços de saúde pela população migrante. É facilitadora de Educação em Direitos Humanos e Cidadania, tendo colaborado no Programa de Educação em Direitos Humanos SOMOS da Câmara Municipal de Lisboa, entre outros. Em 2017 fundou o projeto educativo Pirilampos Ed., dirigido a crianças, jovens e adultos, com o objetivo de desenvolver recursos sócio-emocionais em corpos saudáveis através de yoga, meditação e inteligência emocional. Desde 2020 que faz coordenação pedagógica e é formadora no projeto VoteDHr - Eleições, Democracia e Direitos Humanos.

Público-Alvo
Quem trabalha ou pretende vir a trabalhar com as temáticas relativas aos Direitos Humanos, nas suas diversas vertentes, nas autarquias locais, nomeadamente câmaras municipais, juntas de freguesia, incluindo eleitos, dirigentes e funcionários, bem como apoio aos executivos. A sessão é também relevante para a administração pública em geral e quem nela desempenha funções, aos mais diversos títulos, ou a quem pretenda vir a fazê-lo. Pode ser igualmente uma mais-valia para pessoas a trabalhar em ONGs, estudantes ou investigadores.

Sessão a distância | Sessões em direto, usando a plataforma Zoom. Acesso livre, inscrição obrigatória.

Inscrições limitadas | prioridade para inscrições de autarquias locais e outras entidades públicas.