Eleições, Democracia e Direitos Humanos Formação avançada, investigação e apoio

Curso de Formação Avançada

Assistentes operacionais e o seu papel na defesa e proteção dos Direitos das Crianças e Jovens
 

14 e 15 de julho de 2022

Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal (S. Pedro do Estoril)

Apresentação

A Declaração da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Educação e Formação para os Direitos Humanos (2011) afirma que "Todas as pessoas têm o direito de conhecer, procurar e receber informações sobre todos os Direitos Humanos e liberdades fundamentais e devem ter acesso à educação e formação para os Direitos Humanos". Neste âmbito, o VoteDHr - Eleições, Democracia e Direitos Humanos promove ações de formação avançada para públicos diversos, com o intuito de empoderar pessoas e instituições, de forma a melhor contribuírem para uma cultura de Direitos Humanos.

O papel de assistente operacional é essencial neste âmbito, embora nem sempre reconhecido, contribuindo para o bem-estar e funcionamento das escolas. Ao terem uma intervenção de proximidade com toda a população escolar, em particular as crianças e jovens, são elementos-chave para a promoção e disseminação de uma cultura de Direitos Humanos no contexto escolar.

A formação Assistentes operacionais e o seu papel na defesa e proteção dos Direitos das Crianças e Jovens, inserida no âmbito das formações em Democracia, Direitos Humanos e Participação de Crianças e Jovens aborda os temas centrais da promoção de uma cultura de Direitos Humanos, numa perspetiva teórico-prática e através de temas e exercícios concretos e replicáveis em ambiente escolar, dirigidos especificamente a este público-alvo.


Coordenação e entidades:

Carla Luís é coordenadora do VOTEdhr - Eleições, Democracia e Direitos Humanos do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Doutorada em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra, Mestre em Direitos Humanos e Democratização (EIUC) e licenciada em Direito pela FDUNL. Leciona e trabalha na área dos Direitos Humanos, Democracia, Observação Eleitoral, Justiça Eleitoral, entre outras. Formadora certificada BRIDGE. Tem realizado trabalho na área das Eleições e Democracia, com instituições internacionais, como o International IDEA, OSCE-ODIHR, PNUD, entre outras. Membro do International Advisory Board to The Electoral Integrity Project, onde foi investigadora visitante em 2015 (Univs. Sydney/Harvard). Doutorada pela Universidade de Coimbra, com uma tese sobre a ONU e impacto dos sistemas eleitorais. Autora e coautora de diversos livros e publicações nacionais e internacionais.

Diana Silva é licenciada em Enfermagem, colaborou em missões de cooperação para o desenvolvimento em Timor-Leste e São Tomé e Príncipe, abrangendo a monitorização das políticas de saúde nos serviços comunitários e formação de pessoal de saúde. Em Portugal trabalhou num centro de redução de riscos dirigido a pessoas que usam drogas e coordenou projetos na área da saúde comunitária, incluindo a promoção de acesso aos serviços de saúde pela população migrante. É facilitadora de Educação em Direitos Humanos e Cidadania. Colaborou no Programa de Educação em Direitos Humanos SOMOS da Câmara Municipal de Lisboa e no projeto EAThink - Eat Local, Think Global, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros. Em 2017 fundou o projeto educativo Pirilampos Ed., dirigido a crianças, jovens e adultos, com o objetivo de desenvolver recursos sócio-emocionais em corpos saudáveis através de yoga, meditação e inteligência emocional.

O VoteDHr - Eleições, Democracia e Direitos Humanos Formação avançada, investigação e apoio é um projeto do Centro de Estudos Sociais da universidade de Coimbra. Visa desenvolver e levar a cabo formação, investigação e apoio, bem como criar redes e parcerias nas áreas dos Direitos Humanos, Eleições e Democracia em geral. Tem por objetivo a consciencialização, especialmente junto de audiências específicas, para a importância destas áreas, apostando num grande poder de multiplicação e de disseminação do conhecimento, de forma teórico-prática. Uma das suas vertentes pretende fazer chegar estas matérias a audiências mais jovens, alicerçando-se na experiência prévia de trabalho, através de abordagens que permitam sensibilizar para estas questões, e contribuir, desejavelmente, para um melhor entendimento do sistema democrático e dos Direitos Humanos junto de uma população com níveis historicamente baixos de participação.

O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra é uma instituição científica dedicada à investigação e à formação avançada nas ciências sociais e nas humanidades, através de uma abordagem inter e transdisciplinar. O Ministério da Ciência atribuiu-lhe o estatuto de Laboratório Associado em 2002, reconhecendo o seu contributo para as políticas públicas, a formação avançada e a disseminação e partilha do conhecimento. A estratégia científica do CES visa democratizar o conhecimento, revitalizar os direitos humanos e contribuir para que a ciência constitua um bem público. Cumprimos esta missão, reformulando continuamente os nossos campos de investigação, em resposta às necessidades da sociedade. O nosso trabalho abrange um amplo espetro de atividades científicas e de extensão, de âmbito nacional e internacional, com especial atenção ao diálogo Norte-Sul e Sul-Norte, contribuindo para o desenvolvimento, divulgação e aplicação de ciência de ponta e para uma investigação e formação avançadas de excelência.


Destinatários da formação

Formandos a indicar pelo Município de Cascais, de entre assistentes operacionais a exercer funções em contexto escolar. O número de participantes é limitado, para permitir maior interação, exercícios práticos, troca de experiências e esclarecimento de dúvidas.

Estrutura da formação: Sessões teórico-práticas, com pausas, presenciais. É desejável a frequência de todos as sessões.

Número total de horas: 11 horas.

Certificado: emitido após a conclusão do curso ou módulos para cada participante | Número de participantes: 25 pessoas (máximo).


Formação Certificada - Laboratório Associado - DL n.º 396/2007, de 31/12, DL n.º 63/2019, de 16 de Maio e Estatutos do CES.