Eleições, Democracia e Direitos Humanos Formação avançada, investigação e apoio
Jornadas de formação para professores e educadores
Democracia, Direitos Humanos e Participação de Crianças e Jovens
novembro de 2021 a março de 2022
Presencial e/ou Zoom
Programa
Parte 1 - Direitos Humanos e a sua importância no quotidiano
Direitos Humanos - Da Declaração Universal ao nosso quotidiano
25 de novembro, 5.ª feira
- Origem e história dos Direitos Humanos. Carla Luís
26 de novembro, 6.ª feira
- A Declaração Universal dos Direitos Humanos: princípios fundamentais.
- Os Direitos Humanos e a designação de direitos fundamentais na Constituição da República Portuguesa.
- Os Direitos Humanos no quotidiano: exercício prático. Carla Luís
Educação em e para os Direitos Humanos: uma perspetiva alargada
15 de dezembro, 4.ª feira
- Educação para os Direitos Humanos: do direito às práticas.
O papel da educação não-formal.
Questões éticas: reflexão e debate. Diana Silva
16 de dezembro, 5.ª feira
- Qual o meu papel na promoção e defesa dos Direitos Humanos? Recursos, exercícios práticos e reflexão. Carla Luís e Diana Silva
Direitos Humanos - Eu e o “outro”: dos estereótipos à discriminação
5 de janeiro, 4.ª feira
- Direitos Humanos: desigualdades e vulnerabilidades.
- Dos estereótipos à discriminação. Diana Silva
6 de janeiro, 5ª feira
- O contributo do mindfulness para uma cultura de Direitos Humanos. João Palma
- O contributo da comunicação não violenta para uma cultura de Direitos Humanos. Luís Carvalho
O que é a Democracia e como posso participar?
18 de janeiro, 3.ª feira
- O que é a Democracia e como posso participar?
- Mecanismos de participação na vida pública em sociedade. Carla Luís
20 de janeiro, 5.ª feira
- Democracia e poder local. Os municípios: o que são e o que fazem? O Município de Cascais em particular: áreas de ação e relacionamento com a comunidade escolar. Município de Cascais (oradores a indicar)
- Debate com os participantes. Carla Luís
Parte 2 - Direitos das Crianças e Jovens
Direitos das Crianças: da Convenção aos mecanismos de proteção
2 de fevereiro, 4.ª feira
- A Convenção sobre os Direitos das Crianças: princípios-chave.
- Direitos das Crianças: diferentes perspetivas e abordagens. Diana Silva
3 de fevereiro, 5.ª feira
- Provedoria de Justiça: competências, funcionamento, recursos e mecanismos de atuação. Carla Luís
- A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens: competências, funcionamento e mecanismos de atuação. Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens
A escola como um espaço de Direitos Humanos e inclusão: ameaças e oportunidades
16 de fevereiro, 4.ª feira
- Bullying: o que é e como se identifica? Quem são os intervenientes e qual o seu papel na prevenção e atuação? Diana Silva
- Prevenir e intervir em situações de violência contra crianças e jovens LGBTI+. Mafalda Esteves
17 de fevereiro, 5.ª feira
- As crianças e jovens com deficiência. A deficiência e a mudança de paradigma: do modelo clínico ao modelo social. Como garantir uma verdadeira inclusão na escola e na comunidade? Como ser um agente de inclusão? Paula Teixeira
- A importância da linguagem inclusiva: exemplos e reflexão. Diana Silva
O direito à participação e o papel da escola na sua proteção e promoção
23 de fevereiro, 4.ª feira
- Participação das crianças e jovens: um direito. Quais as condições necessárias e que obstáculos à participação? Que níveis de participação existem e como avaliar?
- A participação das crianças e jovens: exercícios práticos. Diana Silva
24 de fevereiro, 5.ª feira
- Educação democrática: o caso da Escola da Ponte. José Pacheco
O ambiente e outros desafios aos Direitos das crianças e jovens: ferramentas de atuação
9 de março, 4.ª feira
- A crise climática e os direitos de crianças e jovens: que desafios. O ativismo climático e o papel da escola. Climáximo
10 de março, 5.ª feira
- Direitos Humanos, Democracia e participação na sociedade: partilha de recursos didáticos para aplicação em contexto de sala de aula. Carla Luís e Diana Silva
- Direitos das crianças e jovens: que desafios? Debate e conclusões. Diana Silva e Carla Luís