Eleições, Democracia e Direitos Humanos Formação avançada, investigação e apoio

Eleições: pensar os desafios

27, 28 e 29 maio, 3, 4 e 5 de junho de 2020

Apresentação

Este curso aborda diversos aspetos estruturantes das eleições, visando problematizar e pensar sobre os mesmos. Percorrem-se os standards internacionais e o populismo, numa perspetiva global. Analisamos o sistema eleitoral português e principais aspetos. Abordam-se os novos desafios, como as fake news, olhando para as eleições num contexto alargado. A observação eleitoral como ferramenta, em contexto europeu é um tema pouco explorado, e vamos pensar sobre ela. Fechamos com as questões da paridade, e uma sessão final para discutir estes e outros temas relacionados.

O curso não requer conhecimentos prévios na matéria, visando principalmente conferir bases para uma análise crítica. Destina-se a um amplo público-alvo, numa perspetiva teórico-prática, e privilegiando a discussão e debate sobre os temas.

É uma ferramenta útil para profissionais, ativistas, funcionários públicos, candidatos, membros e funcionários de partidos políticos ou movimentos, associações, organizações da sociedade civil, e todos os que tenham interesse nos temas.

Coordenadora
Carla Luís é coordenadora do VOTEdhr - Eleições, Democracia e Direitos Humanos. Membro da Comissão Nacional de Eleições desde 2009. Leciona na área da Observação Eleitoral, Justiça Eleitoral, entre outras. Formadora certificada BRIDGE. Investigadora do CES – Centro de Estudos Sociais, em pós-doutoramento. Tem realizado trabalho na área das Eleições e Democracia, com instituições internacionais e nacionais. Doutorada pela Universidade de Coimbra, com uma tese sobre a ONU e impacto dos sistemas eleitorais. Foi investigadora no The Electoral Integrity Project (Univs. Sydney/Harvard) e trabalhou com o PNUD como assessora jurídica eleitoral, entre outros. Mestre em Direitos Humanos e Democratização (EIUC) e licenciada em Direito pela FDUNL.

Público-Alvo
Quem contacta com eleições, nas suas diversas vertentes, nomeadamente administração pública, advogados, juízes, procuradores, titulares de cargos públicos, jornalistas, membros e funcionários de partidos políticos e de movimentos de cidadãos eleitores, candidaturas, funcionários das autarquias locais, bem como estudantes e investigadores, e interessados na área da democracia em geral.

Formação A Distância
Aulas: aulas em direto, usando a plataforma Zoom.
A aula é gravada e fica disponível até ao fim do curso. Cada participante pode gerir a participação consoante a sua disponibilidade. É desejável a frequência das aulas, com espaço para discussão e debate. O número de participantes é limitado, para permitir maior interação.

Número total de horas: 12h/curso.
Inscrições: €75 inscrição geral.
Antigos alunos VoteDHr: €50
(Número limitado de vagas)

Bolsas de Estudo: Acreditamos no poder da educação e formação. Reservamos três vagas, com isenção de inscrição, para pessoas baseadas em Portugal e com capacidade financeira limitada. Enviem-nos um e-mail com o CV e Carta de Motivação (uma página) para ceslx@ces.uc.pt a explicar o vosso interesse no curso. Pessoas a trabalhar com organizações da sociedade civil, contextos e grupos desfavorecidos, minorias, jovens, ativistas, ou outros, são altamente encorajados a concorrer. Não é necessário experiência prévia na área. Prazo limite: 15 de maio.

Formação Certificada: Laboratório Associado - DL n.º 396/2007, de 31/12, DL n.º 63/2019, de 16 de Maio e Estatutos do CES. Certificado emitido após a conclusão do curso.