PORTofCALL
Encontros entre África, Ásia e Europa: Património Cultural e Portos de Escala no Oceano Índico durante a época Primo-Moderna

Período
1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024
Duração
36 meses
Resumo

O projeto PORTofCALL tem como objetivo estudar os encontros entre a África, Ásia e Europa durante a época Primo-Moderna em relação com o património cultural das cidades portuárias de influência portuguesa no Oceano Índico. Ao evidenciar a diversidade e o valor desse património, o projeto criará uma visão e instrumentos para a continuidade do seu uso e conservação, focando cinco casos de estudo.

Investigação recente tem abordado as regiões costeiras do Índico da época Primo-Moderna enquanto espaços de encontros culturais e negociação entre África, Ásia e Europa. Desafiando uma visão hegemónica de dominação presente em historiografias anteriores, vários projetos recentes debruçaram-se sobre essas interações, a maior parte dos quais centrados nos territórios da expansão britânica, holandesa ou francesa.Considerando o campo da Arquitetura e dos Estudos do Património, os assentamentos de influência portuguesa com o seu património (in)tangível permanecem em grande parte por abordar à luz dessa reavaliação crítica. Em boa medida, esse património ainda é entendido enquanto dispositivos de poder colonial, isolados dos seus contextos territoriais, e indiferentes às populações na sua diversidade. Esta situação não concorre para a causa da sua conservação.

O projeto irá investigar de que forma os encontros culturais entre a África, Ásia e Europa tiveram impacte na transformação de cidades portuárias do Estado da Índia, e seus respetivos hinterlands. Abordando aspetos como o agenciamento de comunidades indígenas, e modos recorrentes de assentamento, tecnologias de construção, tradições espacio-agrárias, artes, o projeto propõe uma leitura inovadora sobre o património cultural, e a elaboração de mapas de património digitais para cada um dos cinco casos representativos. Adoptando uma nova abordagem interdisciplinar, a equipa irá considerar os assentamentos portuários no contexto das suas redes marítimas regionais, e dos seus respetivos hinterlands, considerando tanto as realidades urbanas como os habitats rurais enquanto paisagens culturais de encontros e negociação.

Através do mapeamento e representação das marcas decorrentes de encontros culturais, sua presença negociada, e agenciamento multiétnico enquanto património cultural, o projeto resgata camadas e memórias de lugares. Criando valor inclusivo para o património, o projeto contribui para a sua reintegração nas várias identidades coletivas, fomentando a sua conservação.

A equipa inclui investigadores que já colaboram a nível académico, juntando professores de carreira consolidada com jovens investigadores, com mestrandos e doutorandos que desenvolvem as suas dissertações e teses no âmbito do projeto. A participação e conhecimento de investigadores de fora da Europa é essencial para o escopo da investigação aprofundada a desenvolver para os cinco casos de estudo, e estabelece uma rede académica que se poderá estender após o projeto. Enquanto um todo, a equipa integra diferentes saberes e experiências sobre a prática e história da arquitetura e estudos do património, e inclui arquitetos, historiadores, um geógrafo, um arqueólogo – escorados num  grupos de consultores com experiência muito relevante para as temáticas do projeto.

Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Fundação Caloust Gulbenkian

Universidade de Bonn