Orçamentos participativos na Suécia

Período
1 de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2020
Duração
97 meses
Resumo

Este projeto versa sobre a implementação do orçamento participativo na Suécia. A SALAR (The Swedish Association of Local Authorities and Regions) iniciou um projeto em 2006, intitulado "cidadãos, empenhamento e diálogo". Este projeto trabalha com várias redes, com o objetivo de desenvolver métodos para os cidadãos e uma rede específica para a promoção técnica do orçamento participativo.
A SALAR identificou o CES como uma fonte internacional de conhecimento sobre democracia deliberativa, e especificamente sobre o Orçamento Participativo. Deste modo, foi convidado a realizar entre 2008 e 2010, uma série de atividades que acompanharam a raiz temática do projeto sueco. Esta colaboração foi renovada para o período entre 2010 e 2012, e terá início em janeiro de 2013 a terceira fase de participação do CES neste projeto. Os objetivos são discutir, difundir em outros países da Europa e implementar o orçamento participativo na Suécia, através de uma série de atividades de foro científico, tais como: seminários, encontros de trabalho, visitas preparatórias para integração de outras cidades europeias na rede do orçamento participativo sueco, publicações entre outros.

Resultados

Brainstorming sobre Orçamento Participativo (OP); realização de seminário sobre a relação entre governo e municipalismo na Suécia e processo democrático na Suécia; organização de uma visita de estudo a Lisboa por parte de membros eleitos do município da cidade de Vara e da SALAR; realização de seminário de pesquisa sobre OP; implementação do OP na Suécia; elaboração de "72 questões frequentes sobre o OP na Suécia"; tradução e publicação de documentos; desenvolvimento de uma rede OP na Suécia, organização de encontro final da rede sueca sobre OP; divulgação internacional da rede e dos eventos realizados; entre outros.

Investigadoras/es
Palavras-Chave
Orçamento Participativo, rede, democracia participativa, Suécia
Financiamento
The Swedish Association of Local Authorities and Regions