EMiNC
Engaging Men and Promoting Positive Gender Norms in Early Childhood

Período
1 de maio de 2020 a 31 de julho de 2021
Duração
15 meses
Resumo

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC), através de uma parceria com a International Step by Step Association (ISSA), deu início a um novo projeto de promoção de práticas equitativas e cuidadoras na primeira infância, que decorrerá ao longo do próximo ano.
Financiado pela OAK Foundation, este projeto pretende ampliar o campo de investigação e intervenção sobre masculinidades cuidadoras através da promoção de normas positivas de género na primeira infância", tendo Portugal como primeira fase piloto do projeto.
Este projeto pretende construir uma abordagem multisetorial e mais abrangente de metodologias transformadoras de normas de género, através do envolvimento de profissionais da educação e das famílias na promoção de práticas educativas e cuidadoras livres de estereótipos de género. Depois de desenvolver e testar em Portugal metodologias dirigidas à primeira infância, em articulação com os setores de saúde e educação no âmbito do projeto PARENT (que visa promover, sensibilizar e envolver homens na paternidade e no cuidado), coordenado pelo CES e financiado pela Comissão Europeia, o objetivo é o de ampliar esta abordagem a outros países europeus.

Resultados

• Levantamento de boas práticas a nível nacional e internacional;
• Desenvolvimento de ferramentas pedagógicas e realização de cursos virtuais para estudantes e profissionais que se dediquem ao desenvolvimento na primeira infância. 

Parceiros

ISSA - International Step by Step Association (coord.)

Investigadoras/es
Financiamento
Fundação OAK