ITM - Grupo Inter-Temático sobre Migrações

Seminário | Grupo Inter-Temático de Migrações (ITM-CES)

O discurso do Rei. Migração nigeriana, submissão ritual e agentividade feminina

Francesco Vacchiano (Ca' Foscari / ICS-UL)

25 de outubro de 2023, 16h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Moderação: Gaia Giuliani (CES)

Apresentação

Em março de 2018 o Oba do grupo étnico Edo, a máxima autoridade tradicional herdeira da antiga monarquia Bini, pronunciou, no seu palácio de Benin City, um discurso dirigido contra os traficantes de seres humanos que usam a religião tradicional para vincular as mulheres da região aos traficantes internacionais de pessoas. Perante os dignitários da sua corte e na presença de muitos native priests da região, o Rei declarou nulos os rituais de subjugação realizados e ameaçou os que voltassem a praticá-los de ‘enlouquecer e morrer’. Embora tenha gerado muito entusiasmo nas redes de luta contra o trafico de pessoas e a exploração da prostituição, os efeitos do pronunciamento do Rei entre as mulheres supostamente vitimas foi bem mais complexo.

O trafico de pessoas a partir do Edo State da Nigeria, finalizado a alimentar um mercado do sexo altamente precarizado na Europa, é um fenomeno bem conhecido, que tem produzido estudos e iniciativas de combate a vários níveis. Após apresentar o caso, proporcionando detalhes sobre as dinâmicas mais relevantes do fenomeno, a minha apresentação discute a complexidade das motivações migratórias das mulheres envolvidas e a relação complexa entre moralidade, autoridade e expectativas individuais e familiares ligadas à migração ‘a qualquer custo’.

Nota biográfica

Francesco Vacchiano é psicologo e antropologo, Professor Associado da Universidade Ca’ Foscari de Veneza e Investigador Associado do ICS-UL de Lisboa. Tem combinado interesses clínicos e de investigação na área da etnopsiquiatria no Centro Frantz Fanon de Turim entre 1997 e 2009 e no Centro de Etnopsicologia Clínica em Lisboa de 2014 a 2020. Tem realizado investigação em vários países sobre os principais perfis da migração contemporânea ('menores não acompanhados', refugiados e 'vítimas de tráfico') e sobre as políticas e práticas da sua inclusão/exclusão.

_______________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://zoom.us/j/84380941892 | ID: 843 8094 1892 | Senha: 645382

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.

Ciclo de Seminários | Grupo Inter-Temático de Migrações (ITM-CES)

Migration(s) and Global Crises