Curso de Formação Avançada

Reimaginar as instituições, as práticas e os direitos na saúde mental e psiquiatria

10 e 11 de outubro de 2022, 10h00 - 19h00

ADEB - Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares (Lisboa)

Apresentação

Na última década, em alguns países, as reformas dos cuidados de saúde mental, bem como os debates, nacionais e internacionais, sobre os direitos humanos na psiquiatria têm procurado incluir vozes e saberes experienciais dos/as utentes, de associações e de ativistas neste campo. Em Portugal, esta tendência permanece, contudo, largamente teórica e é ainda pouco conhecida pelos profissionais, cuidadores e pela sociedade em geral.

Resultando de uma parceria entre o projeto PSYGLOCAL - Sofrimento psíquico e direitos humanos: epistemologias da saúde mental, políticas e ativismo na psiquiatria (Lisboa, Portugal e Salvador, Brasil, c. 1950 - c. 2020), financiado pela FCT (PTDC/FER-HFC/3810/2021), a ADEB - Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares e o Movimento Ouvir Vozes, este curso representará um primeiro esforço para aproximar, de forma colaborativa, saberes experienciais e técnico-profissionais, e explorar o impacto desta colaboração na construção de uma nova gramática dos direitos humanos na psiquiatria. O curso incluirá três comunicações de investigadores/as, visando contextualizar o interesse e importância dos saberes experienciais na saúde mental, mas será, no essencial, facultado por representantes de associações de utentes e ativistas. O curso incluirá sessões de formação em novas formas de expressão dos saberes e da experiência, nomeadamente formação de facilitadores de grupos de pares e de oficinas de poesia.

O curso decorrerá nas instalações da ADEB em Lisboa (Av. de Ceuta, 53) e destina-se a: profissionais da área da saúde mental; investigadores/as e estudantes; pessoas com experiência de diagnóstico psiquiátrico; cuidadores/as; ativistas na saúde mental; público em geral interessado nos direitos humanos.

Intervenientes

Representantes das seguintes associações e movimentos:
ADEB – Associação de Apoio aos Doentes com Depressão e Doença Bipolar
AMEA – Associação Metamorfose Ambulante
Borderline Portugal (a confirmar)
Movimento Ouvir Vozes
European Networks of Users and Survivors of Psychiatry
MindFreedom international

O curso realiza-se unicamente na modalidade presencial. A participação tem um valor de 40€ e está sujeita a inscrição prévia, até ao limite das vagas disponíveis. A inscrição de estudantes e desempregados é gratuita.