Encontro

30 de setembro de 2019, 14h00

Teatro Paulo Quintela, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Enquadramento

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa de Doutoramento em «Estudos Feministas» (CES/FLUC),  em parceria com o programa  de Doutoramento em «Pós-Colonialismos e Cidadania Global» (CES/FEUC), promove um Encontro em Coimbra com a escritora brasileira Conceição Evaristo. Do programa faz parte uma palestra proferida pela autora e a leitura de trechos de textos seus por Raquel Lima e Luciana Carmo (poetas / performers de spoken word). No final existirá espaço para debate com a assistência e, ainda, uma sessão de autógrafos.

Conceição Evaristo é escritora. Ficcionista e ensaísta. Mestre em Literatura Brasileira pela PUC/Rio, Doutora em Literatura Comparada pela UFF. A sua primeira publicação (1990) foi na série «Cadernos Negros» do grupo Quilombhoje.  Sete livros publicados, entre eles o vencedor do Jabuti, Olhos D’água (2015), quatro outros traduzidos para inglês, francês, espanhol e árabe.

Prémio do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra; Prémio Nicolás Guillén de Literatura pela Caribbean Philosophical Association; Prémio Mestra das Periferias pelo Instituto Maria e João Aleixo (tudo isso em 2018!).  Escritora homenageada em diversas Feiras Literárias, a mãe de Ainá – sua especial menina – nesse mesmo ano, teve três dos seus sete livros, aprovados no PNLD Nacional e também é a escritora Homenageada da Olimpíada de Língua Portuguesa pelo Itaú Social, em 2019. Neste ano, também publicou «Poemas da Recordação e Outros Movimentos», em edição bilíngue (Português/Francês), no Salão do Livro de Paris. Será homenageada pelo Prémio Jabuti, como personalidade literária, ainda este ano.