Seminário

Governação, Instituições e Terceiro Sector: um percurso de investigação

Vasco Almeida (Instituto Superior Miguel Torga)

21 de janeiro de 2011, 14h00

Sala de seminários (2º piso), CES-Coimbra

Resumo

O objectivo da comunicação é explicar as várias etapas percorridas na elaboração de uma dissertação de doutoramento orientada para a explicação da génese e do papel das designadas organizações do terceiro sector (OTS) nos processos de governação das sociedades contemporâneas. Tendo em conta as limitações evidentes das teorias económicas que, através das premissas convencionais, encaram o terceiro sector como um subproduto das falhas do mercado e do Estado, procura-se mostrar os problemas e as questões que se levantam ao investigador, desde a utilização de um quadro conceptual alternativo até à elaboração da componente empírica, quando, ao contrário da visão dominante, pretende enfatizar o lugar central que as OTS ocupam na estrutura de governação das sociedades contemporâneas.

Nota biográfica

Vasco Almeida é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (1979), onde concluiu, mais tarde, o Mestrado em Economia Europeia (1986) e, posteriormente, o doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação (2010). Desde 1980, é docente no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), tendo desde aí leccionado várias disciplinas na área da Economia, Economia Portuguesa, Economia Social e Políticas Sociais. É membro do Conselho Directivo do ISMT, Coordenador do Iº Ciclo de Estudos de Gestão do ISMT, co-editor da Revista Interacções, Coordenador da Biblioteca do ISMT e investigador do CEPESE. O seu trabalho de investigação tem-se centrado nas questões do Estado, despesas públicas, institucionalismo, governação e terceiro sector, tendo vários artigos publicados nas referidas áreas.

Nota: No âmbito do Programa de Doutoramento "Governação, Conhecimento, e Inovação".