Aula aberta

Narrativas de regresso e projeções artísticas: uma reflexão sobre a segunda geração da emigração portuguesa

Sofia Afonso (Centro de Investigação CICS.NOVA)

15 de novembro de 2018, 17h00

Sala Jorge de Faria, Faculdade de Letras da UC

Enquadramento

Esta reflexão tem como objetivo estudar os atos de regresso, perspetivando-os como movimentos reflexivos. São estudados dois grupos de descendentes de emigrantes portugueses: um grupo de (ex)estudantes universitárias da Universidade do Minho (em duas fases distintas [1994-1995 e 2010-2012] e um grupo de artistas. No primeiro grupo produz-se um estudo retrospetivo das marcas e das mudanças provocadas ao longo do tempo numa situação de pós-regresso e no segundo grupo procura-se dar visibilidade a uma constelação de geografias, percursos e áreas artísticas diferentes (artes plásticas, literatura, cinema, dança, etc.). Pressupõe-se que a abordagem das criações destes artistas tanto nos permite compreender o seu posicionamento enquanto produtores de um discurso crítico, no espaço público, à escala global, como nos leva a reequacionar as leituras que continuamos a fazer sobre o passado, o presente e o futuro da emigração portuguesa.

Nota biográfica

2018: Doutoramento em Sociologia, Instituto de Ciências Sociais – Universidade do Minho
1997: Mestrado em Sociologia, Faculdade de Economia - Universidade de Coimbra com tese:
1994-1995: Frequência lectiva do Mestrado em Sociologia, coordenado por Boaventura de Sousa Santos, orientado para o tema: As Sociedades Nacionais perante os Processos de Globalização - Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
1989: Licenciatura em Relações Internacionais (ramo político-cultural), Universidade do Minho;

Situação profissional actual:

Sócia-gerente /direção comercial da empresa cultural: Livraria 100ª Página (Braga).
(desde 2017) Membro do Centro de Investigação CICS.NOVA

Aula Aberta no âmbito do Doutoramento Transdisciplinar «Discursos: História, Cultura e Sociedade» (FLUC/FEUC/CES)