Joana Monbaron


Nota biográfica

Joana da Palma Monbaron é educadora, investigadora e organizadora cultural com uma formação académica multidisciplinar em história da arte e estudos russos (licenciatura e mestrado na Universidade de Genebra; mestrado na Universidade de Manchester/Sotheby's Institute of Art). A sua trajetória profissional abrange o ensino e a organização de programas educativos em contextos institucionais e auto-organizados, incluindo escolas secundárias na Suíça (Genebra) e instituições de arte contemporânea na Rússia (São Petersburgo), Letónia (Riga) e França (Marselha). Paralelamente ao trabalho institucional, coorganizou e desenvolveu projetos pedagógicos colaborativos que interrogam criticamente categorias culturais e políticas, como Tracings Out of Thin Air (2015-2018), Invisible Archives Marseille (2018-2020) e Educational U-turn: Who Else Is Producing Knowledge in Culture? (2021). Atualmente, é doutoranda no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).


Últimas Publicações

Artigo em Revista Científica

Monbaron, Joana (2024), "A Toxic Hospitality? Racism, Museums and Decolonial Interventions", Third Text, 38, 3, 249-269

Ler mais

Capítulo em Livro

Jacobsen, Stine Marie; Monbaron, Joana (2024), Institutional and Infrastructural Frictions: The Case of Group-Think - An Art, Sport, and Protest Project with Youth, in S. Daugaard, C. Ullerup Schmidt, F. Tygstrup (org.), Infrastructure Aesthetics. Berlin: De Gruyter, 355-370

Ler mais

Artigo em Revista Científica

Monbaron, Joana (2024), "Spatial Divisions of Labor. The Case of Education in European Art Museums and Institutions", Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional, 14, 2, e-369

Ler mais