Pedro Góis

Pedro Góis, Sociólogo (Universidade de Coimbra, 1996), Mestre em Sociologia (Universidade de Coimbra, 2003) e Doutor em Sociologia (Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Comunicação) (Universidade de Coimbra, 2011). É actualmente Professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Foi até 2015 docente na Universidade do Porto onde leccionou disciplinas das áreas de Sociologia, Metodologias de Investigação e Comunicação. É investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra - Laboratório Associado onde tem investigado na área das Migrações Internacionais, Nos últimos anos tem sido consultor de várias agências e instituições nacionais e internacionais na área das migrações. Tem vários livros e numerosos artigos publicados sobre emigração e imigração em Portugal e/ou na Europa, sobre emigração cabo-verdiana, ucraniana ou emigração brasileira.

Pinho, Filipa; Marques, José Carlos; Góis, Pedro (2022), "Portugal e Espanha, países para regressar: Uma análise comparada de políticas de recuperação de emigrantes", CIDADES. Comunidades e Territórios, 44, 104-120

Góis, Pedro; Marques, José Carlos (2022), A fronteira e o mercado de trabalho. Fluxos migratórios laborais de (e para) Portugal, in Nádia Simões; Nuno Crespo (org.), Mercado de Trabalho em Portugal - do salário mínimo ao teletrabalho. Coimbra: Actual Ed., 369-388

Góis, Pedro (2022), "A erosão do nacionalismo populacional no século XXI: Portugal contemporâneo como exemplo de uma moderna abordagem demográfica", Finisterra - Revista de Reflexão e Crítica, 90, 149-161