Pedro Góis

Pedro Góis, Sociólogo (Universidade de Coimbra, 1996), Mestre em Sociologia (Universidade de Coimbra, 2003) e Doutor em Sociologia (Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Comunicação) (Universidade de Coimbra, 2011). É actualmente Professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Foi até 2015 docente na Universidade do Porto onde leccionou disciplinas das áreas de Sociologia, Metodologias de Investigação e Comunicação. É investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra - Laboratório Associado onde tem investigado na área das Migrações Internacionais, Nos últimos anos tem sido consultor de várias agências e instituições nacionais e internacionais na área das migrações. Tem vários livros e numerosos artigos publicados sobre emigração e imigração em Portugal e/ou na Europa, sobre emigração cabo-verdiana, ucraniana ou emigração brasileira.

Marques, José; Góis, Pedro (2021), Migração e desigualdade: o caso português, in Borralho, A.; Palos, A. C.; Diogo, F. e Rocha, G. (orgs.) (org.), Desigualdades Sociais - perspetivas e mudanças. Lisboa: edições Húmus, 81-104

Pinho, Ana Filipa; Góis, Pedro; Marques, José Carlos (2021), "Ficar ou voltar? Intenções de regresso entre portugueses emigrados a partir do ano 2000", Análise Social, LVI, 238, 4-29

Góis, Pedro; Marques, José (2021), Is talent divide a proper form with which to characterize contemporary migration flows? Evidence from the Portuguese emigration within the European Union, in Francesca Fauri, Debora Mantovani, and Donatella Strangio (org.), Economic and Social Perspectives on European Migration. London & New York: Routledge, 34-56