Investigação

3. Governação internacional da água

4. Mercantilização de bens naturais

Projetos de investigação

2022-01-01 - 2024-12-31 - "MARGINS: Pessoas, arroz e mangais nas periferias: Interfaces híbridas em contestação num mundo em mudança", coordenado por Joana Vaz Sousa, financiado por Fundação para a Ciência e Tecnologia.

2022-01-01 - 2023-07-31 - "REPLAY: As abordagens à paz e a (re)produção da violência em Moçambique", coordenado por Teresa Almeida Cravo, financiado por Fundação para a Ciência e Tecnologia.

2020-11 - 2023-19-0 - "Integration of Work-based Learning in Conflict, Peace and Security Studies (IN-COPS)", coordenado por Thorsten Bonacker, financiado por Erasmus +.
    Parceiros Projeto:
              - University of Marburg (Germany)
              - Babes-Bolyai University (Romania)
              - University of Kent (Great-Britain)
              - University of Coventry (Great-Britain)
              - University of Utrecht (Netherlands)

2020-09-01 - 2023-08-31 - "European Network on Teaching Excellence (e-NOTE)", coordenado por Joachim A. Koops, financiado por European Commission - Erasmus +.
              - Univerzita Karlova
              - Universiteit Leiden (Coord.)
              - Kobehavns Universitet
              - Global Governance Institute
              - Coimbra Group

2019 - 2022 - "Jean Monnet Centre of Excellence, University of Coimbra", coordenado por Maria Raquel Freire, financiado por European Commission.

2015 - 2019 - "CASPIAN: Around the Caspian: a Doctoral Training for Future Experts in Development and Cooperation with Focus on the Caspian Region (Marie-Curie Actions: H2020-MSCA-ITN-2014-ETN-SEP-210161673)", coordenado por Licínia Simão, financiado por Comissão Europeia.

2014 - 2015 - "Respostas públicas e privadas à falta de pagamento dos serviços de abastecimento de água: o caso português", na qualidade de investigador responsável, financiado por FCT [XPL/IVC-CPO/1094/2013].

2011 - 2014 - "Consolidação da paz e a sua sustentabilidade: as missões da ONU em Timor Leste e a contribuição de Portugal", coordenado por Maria Raquel Freire, financiado por FCT.

2011 - 2012 - "Políticas de Intervenção: Uma Comparação do Envolvimento de Política Externa Alemão e Português na Ásia Central/Sul", coordenado por Maria Raquel Freire, financiado por FCT (Cooperação Portugal - Alemanha DAAD).
              - Universidade de Marburg, Alemanha

2009 - 2013 - "Direito humano à água: lógica e implementação", na qualidade de investigador responsável.

2009 - 2013 - "Sustainable Peace Building", coordenado por Universidade de Deusto, financiado por Marie-Curie Actions: PITN-GA-238589-SPBuild.
              - Universidad de Deusto, España
              - RUHR-UNIVERSITAET BOCHUM, Deutschland
              - UNIVERSITY OF BRADFORD, United Kingdom
              - UNIVERSITAET GRAZ, Österreich
              - UNIVERSITY OF KENT, United Kingdom
              - SABANCl UNIVERSITY, Türkiye
              - UNIVERSITY OF ULSTER, United Kingdom
              - UNIVERSITEIT UTRECHT, Netherlands
              - KATHOLIEKE UNIVERSITEIT LEUVEN, Belgique
              - AGENCIA ESTATAL CONSEJO SUPERIOR DE INVESTIGACIONES CIENTIFICAS, España

2009 - 2011 - "Os Estudos sobre Segurança e a Construção da Paz em Situações Pós-Conflitos", coordenado por Reginaldo Mattar Nasser, financiado por rograma de Cooperação em Matéria de Ciências Sociais para os Países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CNPq, Brasil.

2009 - 2010 - "Mapping Current Research on EU Peace Missions", coordenado por Maria Raquel Freire, financiado por COST - European Cooperation in Science and Technology (COST IS0805).

2007 - 2008 - "Estados Falidos e Reconstrução dos Estados em perspectiva comparada", coordenado por Reginaldo Mattar Nasser, financiado por Programa de Cooperação em Matéria de Ciências Sociais para os Países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CNPq, Brasil.
              - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, Brasil

2001 - 2003 - "Projecto Marca d'Água - Bacias Hidrográficas do Brasil", na qualidade de investigador responsável, financiado por Fundação MacArthur.
              - The Johns Hopkins University, EUA
              - Universidade de Brasília, Brasil

1999 - 2000 - "As novas fronteiras ambientais: ecossistemas globais e estratégias de governação transfronteiriça ", coordenado por José Manuel Pureza, financiado por Fundação para a Ciência e Tecnologia.

1997 - 1999 - "Ciência, Política e Desenvolvimento: o Caso das Gravuras de Foz Côa", coordenado por Maria Eduarda Gonçalves, ISCTE, financiado por Fundação para a Ciência e Tecnologia.

1994 - 1995 - "As formas jurídicas da cooperação e internacionalização entre empresas ", coordenado por Maria Manuel Leitão Marques, financiado por Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Redes

COST Network IS0805: 'New Challenges of Peacekeeping and the European Union's Role in Multilateral Crisis Management'

Humanitarian Net - EDEN (European Doctorate Enhancement Peace and Conflicts Diploma)
    Parceiros da Rede:
              - University of Bradford