Marisa Ramos Gonçalves

Marisa Ramos Gonçalves é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, contratada no âmbito do Programa de Estímulo ao Emprego Científico (CEEC-IND) da FCT e integra a linha de investigação "Europa e o Sul global: patrimónios e diálogos". Desenvolve um projeto de investigação sobre a história das relações de solidariedade entre Moçambique e Timor-Leste financiado pela FCT (CEECIND/00620/2018) que iniciou no âmbito da Marie Sklodowska-Curie/ Widening fellowship: EDULIBERA| "A educação como instrumento de libertação em Moçambique e em Timor-Leste - histórias de solidariedade e reflexos contemporâneos" [H2020- MSCA-WF GA no. 867413]. É membro do Conselho Consultivo Internacional do Centro Nacional Chega! (CNC), Instituto de Memória sobre a égide do Gabinete do Primeiro-Ministro de Timor-Leste. Doutorada pela Faculty of Law, Humanities and the Arts, da Universidade de Wollongong (Austrália) na área de história e direitos humanos. De 2014 a 2015 foi professora convidada e coordenadora de unidade curricular no curso de "International Development Studies", na Australian Catholic University, em Sidney. Na Universidade de Wollongong leccionou nas áreas de Sociologia e Estudos Internacionais (2011-2015). Entre 2007 e 2012, viveu e trabalhou em Timor-Leste como professora e investigadora visitante na Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL) e nos arquivos do Secretariado Técnico Pós-CAVR (Comissão Acolhimento, Verdade e Reconciliação). Trabalhou como pesquisadora em vários projectos de investigação em Portugal: "Estudo sobre o Sistema de Justiça em Timor-Leste - Justiças Comunitárias"; "O processo de transição de Timor-Leste para a independência"; "As trajectórias sócio-profissionais das mulheres imigrantes em Portugal". Os seus interesses de investigação são de carácter pluridisciplinar, cruzando as áreas de história, antropologia e sociologia do desenvolvimento. Os temas que desenvolve debruçam-se sobre os lugares de intersecção entre a história e memória, estudos pós-coloniais, educação, sistemas de conhecimento locais e os movimentos de justiça social e direitos no Sul Global. Publicou sobre: memória, história e violência colonial; gerações em Timor-Leste; direitos humanos, justiça e reconciliação; artes de rua; mulheres imigrantes em Portugal.

Ramos Gonçalves, Marisa (2021), Contested histories and solidarities from the South: the East Timorese diaspora in Mozambique (1975-1999), in Vannessa Hearman, Marisa Ramos Gonçalves and David Webster (org.), TLSA PT 2020 - Volume V: Remembering the past, building the future: New ways of seeing Timor-Leste. Coimbra | Lisboa | Díli | Melbourne: Timor-Leste Studies Association - Portugal

Ramos Gonçalves, Marisa (2021), Solidariedades através do Índico - histórias e trajetórias da frente externa Timorense em Moçambique durante a ocupação indonésia, in Zélia Pereira, Hannah Loney, Michael Leach, David Webster e Rui Graça Feijó (org.), TLSA PT 2020 - Volume II: A Luta de Libertação Nacional de Timor-Leste. Coimbra | Lisboa | Díli | Melbourne: Timor-Leste Studies Association - Portugal

Ramos Gonçalves, Marisa (2021), O longo caminho da reconciliação em Timor-Leste: memórias, práticas e possibilidades de justiça, in Paula Borges Santos, Irene Flunser Pimentel, Giovanni Damele (org.), Punir o Inimigo. Perspetivas legais e discurso político na justiça de transição. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 165-192