Marisa Ramos Gonçalves

Marisa Ramos Gonçalves é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e integra o núcleo de estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe). Presentemente está a desenvolver um projeto de investigação como bolseira Marie Sklodowska-Curie/ Widening fellowship: EDULIBERA| "A educação como instrumento de libertação em Moçambique e em Timor-Leste - histórias de solidariedade e reflexos contemporâneos" [H2020- MSCA-WF GA no. 867413]. É membro do Conselho Consultivo Internacional do Centro Nacional Chega! (CNC), Instituto de Memória sobre a égide do Gabinete do Primeiro-Ministro de Timor-Leste. Doutorada pela Faculty of Law, Humanities and the Arts, da Universidade de Wollongong (Austrália) na área de história e direitos humanos. De 2014 a 2015 foi professora convidada e coordenadora de unidade curricular no curso de "International Development Studies", na Australian Catholic University, em Sidney. Na Universidade de Wollongong leccionou nas áreas de Sociologia e Estudos Internacionais (2011-2015). Entre 2007 e 2012, viveu e trabalhou em Timor-Leste como professora e investigadora visitante na Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL) e nos arquivos do Secretariado Técnico Pós-CAVR (Comissão Acolhimento, Verdade e Reconciliação). Trabalhou como pesquisadora em vários projectos de investigação em Portugal: "Estudo sobre o Sistema de Justiça em Timor-Leste - Justiças Comunitárias"; "O processo de transição de Timor-Leste para a independência"; "As trajectórias sócio-profissionais das mulheres imigrantes em Portugal". Os seus interesses de investigação são de carácter pluridisciplinar, cruzando as áreas de história, antropologia e sociologia do desenvolvimento. Os temas que desenvolve debruçam-se sobre os lugares de intersecção entre a história e memória, violência colonial e estudos pós-coloniais, educação, sistemas de conhecimento locais e os movimentos de justiça social e direitos no Sul Global. Publicou sobre: memória, história e violências coloniais; gerações em Timor-Leste; direitos humanos, justiça e reconciliação; artes de rua; mulheres imigrantes em Portugal.

Ramos Gonçalves, Marisa; Meneses, Maria Paula (2019), "A descoberta do Tarabandu" - considerações sobre o uso e co-optação de um instrumento de justiça timorense, in Kelly Silva, Daniel Simião, Ana Carolina Oliveira, Therese Tam e Alberto Fidalgo Castro (org.), Rupturas, Continuidades e Novas Sínteses em Timor-Leste: Anais da 1ª Conferência TLSA-BR. Belo Horizonte, Brasil: Casa Apoema, 75-80

Ramos Gonçalves, Marisa (2019), Dialogues with Timor-Leste's gerasaun independensia - is there room for other histories?, in Kelly Silva, Daniel Simião, Ana Carolina Oliveira, Therese Tam e Alberto Fidalgo Castro (org.), Rupturas, Continuidades e Novas Sínteses em Timor-Leste: Anais da 1ª Conferência TLSA-BR. Belo Horizonte, Brasil: Casa Apoema, 163-170

Meneses, Maria Paula; Ramos Gonçalves, Marisa; Araújo, Sara (2018), "Sé mak tesi lia? Interlegalidade e Hibridismo dos Sistemas de Justiça em Timor-Leste", Revista da Faculdade de Direito, Universidade Nacional de Timor Lorosa'e, 1, 1, 243-275