Maria Manuela Guilherme

MARIA MANUELA DUARTE GUILHERME é investigadora sénior no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde integra o Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz. Foi bolseira Marie Sklodowska- Curie (2014-2017). O seu projecto GLOCADEMICS - "'Glocal Languages' and 'Intercultural Responsibility' in a postcolonial global academic world: Power relations between languages/cultures within and between research groups" desenrolou-se entre o Centro de Estudos Sociais, UC, e o Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo, Brasil. Tem um doutoramento em Ciências Sociais/Educação em Línguas e Culturas pela Universidade de Durham no Reino Unido e um Mestrado em Estudos Culturais (Estudos Americanos e Educação Bilíngue) pela Universidade Nova de Lisboa. Em 2001, foi-lhe atribuido o Prémio "Birkmaier Award", por investigação em projecto doutoral, em Washington D. C., pelo American Council on the Teaching of Foreign Languages e o Modern Language Journal. O seu mérito académico está também reconhecido no capítulo biográfico de Phipps, A. (2012). "Manuela Guilherme" em C. A. Chapelle (ed.) The Encyclopaedia of Applied Linguistics. Oxford: Blackwell Publ. Os seus interesses de investigação são Comunicação e Educação Intercultural, Teoria e Pedagogia Crítica, Políticas Linguísticas, e Educação para a Cidadania Global. Coordenou projectos internacionais financiados pela Comissão Europeia tais como:(a) ICOPROMO - Intercultural Competence for Professional Mobility (Leonardo da Vinci Programme), também apoiado pelo European Centre for Modern Languages, Conselho da Europa [2003-2006]) e (b) INTERACT - Intercultural Active Citizenship Education (Sixth European Framework Programme), também pela Fundação Calouste Gulbenkian [2004-2007]).Foi co-coordenadora científica do Projecto RIAIPE3: "Programa Marco Interuniversitario para la equidad y la cohesion social de las instituciones de educación superior en America Latina" (2010-2013), financiado pelo Programa ALFA da Comissão Europeia para a cooperação entre a Europa e a América Latina. A sua obra tem sido publicada internacionalmente. É autora de "Critical Citizens for an Intercultural World: Foreign Language Education as cultural politics", 2002, e co-editora de "Critical Pedagogy: Political approaches to language and intercultural communication",2004, ambos publicados pela Multilingual Matters, e de "European and Latin American Higher Education between mirrors: Conceptual frameworks and policies of equity and social cohesion" pela Sense Publishers. Foi ainda co-autora de "ICOPROMO - Intercultural Competence for Professional Mobility", European Centre of Modern Languages, Council of Europe (2007), e editora principal de "The Intercultural Dynamics of Multicultural Working" pela Multilingual Matters (2010), bem como autora de capítulos de livros e enciclopédias da Sage e Routledge. É também membro do Conselho Editorial de algumas revistas científicas, tais como a "Language and Intercultural Communication" e as revistas "Dialogia" e "Roteiro", Brasil.

Guilherme, Maria Manuela; Menezes de Souza, L. M. T. (2019), Conclusion: Towards globalization from below, in M. Guilherme & L. M. T. Menezes de Souza (org.), Glocal Languages and Critical Intercultural Awareness: The South answers back. London and New York: Routledge

Guilherme, Maria Manuela (2019), Línguas 'glocais' no Brasil: O global e o local com inspiração na pedagogia crítica de Paulo Freire, in Haddad Baptista, A. M. & Guilherme, M. (org.), Plurilinguismo: Por um universo dialógico. S. Paulo, Brasil: BT Acadêmica

Livro

Guilherme, Maria Manuela; Haddad Baptista, Ana Maria (orgs.) (2019), Plurilinguismo: Por um universo dialógico. S. Paulo, Brasil: BT Acadêmica