Filipe Almeida

falmeida@fe.uc.pt

Filipe Almeida é doutorado em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro, Brasil) e mestre em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde é docente desde 1996. Frequentou o programa de MBA na Virginia Polytechnic Institute and State University, nos EUA, em 1999. É autor do livro "Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas" (Princípia, 2010), do livro "Organizações, Pessoas e Novas Tecnologias" (Quarteto, 2002), co-autor do livro "Introdução à Gestão de Organizações" (Vida Económica, 2004) e co-organizador do livro "Governance and Management Models in Higher Education" (Vida Económica, 2009). Os seus temas de interesse, no âmbito da gestão de organizações, são a ética, a filosofia moral e a responsabilidade social das empresas.

Almeida, Filipe; Pinto Albuquerque, Cristina (2018), Ciência e responsabilidade social, in Maria do Céu Patrão Neves e Maria da Graça Carvalho (org.), Ética Aplicada: Investigação Científica. Lisboa: Edições 70, 305-326

Almeida, Filipe; Santos, Filipe (2018), "Portugal Inovação Social: na encruzilhada dos tempos", Cooperativismo e Economia Social, 39, 443-462

Livro

Almeida, Filipe; Seixas, Ana; Gama, Paulo; Peixoto, Paulo; Esteves, Denise (2016), Fraude e plágio na Universidade: a urgência de uma cultura de integridade no Ensino Superior. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra