Encontros Científicos

Organização de encontros científicos

Membro da Comissão Organizadora de O Mundo do Trabalho em Debate: Tendências, Poderes e Protagonistas, CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa, 07 a 07 de Junho de 2017 (com Fonseca, Dora; Costa, Hermes; Estanque, Elísio ; Carvalho da Silva, Manuel; Santos, Andreia; Dias, Hugo).

Comunicações em encontros científicos

Fonseca, Dora (2020), "Trabalho digno e emprego com direitos? Perspetivas e alternativas no contexto da crise pandémica: um olhar a partir da realidade portuguesa.", comunicação apresentada em I Seminário Internacional Virtual do Núcleo de Pesquisa e Observatório Jurídico - RETRAB: (Re)pensando o trabalho em tempos da pandemia covid-19, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Franca - São Paulo - Brasil, 24 de Setembro a 29 de Outubro.

Marques, Paulo; Fonseca, Dora (2020), "Understanding the Positions Taken By Unions and Political Parties during Labour Market Reforms in Portugal and Spain: A Critical Assessment of the Insider-Outsider Politics Approach", comunicação apresentada em Development Today: Accumulation, Surveillance, Redistribution, University of Amsterdam - Amsterdam, The Netherlands, 18 a 21 de Julho.

Fonseca, Dora (2020), "The Sectoral Impact of Internal Devaluation and the Reconfiguration of Collective Bargaining in Portugal: a comparative analysis of six sectors", comunicação apresentada em 3º Encontro Anual de Economia Política, Católica Porto Business School, 30 de Janeiro a 01 de Fevereiro.

Fonseca, Dora (2017), "No Space for Right-Wing Populism? Portugaç", comunicação apresentada em A Right-Wing Workers' Movement?, Friedrich Schiller University Jena , Alemanha, 22 a 24 de Junho.

Fonseca, Dora (2016), "Portugal: After the 2012 Protests", comunicação apresentada em Precariousness in European Post-Growth Societies: Labour Market Reforms, Precarious Struggles and Transnational Solidarity, Alemanha, 08 a 09 de Dezembro.

Fonseca, Dora (2016), "Jovens, precariedade e sindicalismo em tempos de crise sindicalismo em tempos de crise", comunicação apresentada em III Jornadas Luso-Francesas em Ciências Sociais Um mundo de crises., Coimbra, 27 a 28 de Outubro.

Fonseca, Dora (2016), "Contra a precariedade e a austeridade: a articulação entre os movimentos sociais e o campo sindical", comunicação apresentada em Colóquio Internacional Trabalho, Produção e Lutas Sociais no Século XXI, Coimbra, 27 a 28 de Maio.

Fonseca, Dora (2013), "Precariedade laboral e seus efeitos: trajetórias, organização e ação coletiva em Portugal", comunicação apresentada em XIII Encontro Nacional da ABET - Trabalho, desenvolvimento e sociedade no contexto de crise global, Curitiba (Brasil), 28 a 31 de Outubro.

Fonseca, Dora (2013), "Crisis in Europe, Precariat's Movements and trade unionism: Diferences and possibilities of cooperation in action", comunicação apresentada em 20th International Conference of Europeanists Crisis and Contingency: States of (In)stability, Amesterdão , 25 a 27 de Junho.

Fonseca, Dora; Estanque, Elísio (2012), "Indignation waves and their political logic: antagonism, conflict and expressions of middle class radicalism", comunicação apresentada em Theory, Action and Impact of Social Protest: An Interdisciplinary Conference, Universidade de Kent, Cantembury, UK, 13 a 14 de Outubro.

Fonseca, Dora (2012), "New actors on stage: Analysis of the emergent forms of collective action in the European context", comunicação apresentada em 2nd ISA Forum of Sociology "Social Justice and Democratization", Universidade de Buenos Aires, Argentina, 01 a 04 de Agosto.

Fonseca, Dora (2012), "Precariedade laboral e seus reflexos na organização coletiva dos trabalhadores: o caso dos Precários Inflexíveis em Portugal", comunicação apresentada em VIII Seminário do Trabalho da Rede de Estudos do Trabalho - Trabalho e Políticas Sociais Sociais no século XXI, UNESP - Marília, São Paulo, Brasil, 25 a 28 de Junho.

Fonseca, Dora (2012), "Novos atores em cena: os Indignados na Europa e em Portugal. Processos, identidade e estratégias nas formas emergentes de ação coletiva.", comunicação apresentada em VII Congresso de Sociologia da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) - Sociedade, Crise e Reconfigurações, Porto, 19 a 22 de Junho.

Fonseca, Dora (2012), "O Código do Trabalho e a Precariedade: a lei contra a precariedade como forma de combate à expansão da precariedade laboral", comunicação apresentada em Colóquio Internacional "Direito(s) e Desigualdades, Coimbra, 23 a 24 de Abril.

Fonseca, Dora (2012), "Popular mobilization and formal political dynamics: using institutional channels and procedures to give voice to popular claims. The Portuguese case. ", comunicação apresentada em 17th Alternative Futures and Popular Protest XVII, Manchester (Reino Unido) .

Fonseca, Dora (2011), "Precariedade Laboral e a Emergência de Novos Atores Sociolaborais: os Movimentos de Trabalhadores Precários em Portugal", comunicação apresentada em XI Congresso Luso - Afro - Brasileiro de Ciências Sociais, Salvador da Bahía, Brasil, 07 a 10 de Agosto.