Catarina Almeida Marado

Catarina Almeida Marado é arquitecta (1995) com Diploma de Estudios Avanzados em Urbanística e Ordenamento do Território (2003) e Doutoramento em Arquitectura pela Universidade de Sevilha (2007) com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. Tem vasta formação técnica na área da reabilitação arquitetónica e urbana. É investigadora permanente do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitetura), professora auxiliar convidada na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (desde 2007) e professora visitante no ETSArquitectura da Universidade de Sevilha no Master en Arquitectura y Patrimonio (desde 2009). Desenvolveu investigação na área do património arquitectónico e urbano, dedicada essencialmente ao estudo da articulação entre o ordenamento do território e a salvaguarda do património. A sua tese de doutoramento, com o título "Patrimonio conventual y periferia urbana. La salvaguardia de los antiguos espacios conventuales del Algarve"(Universidad de Sevilla, 2007), centrou-se nesta temática. Entre 2012 e 2018 desenvolveu o projeto de investigação de pós-doutoramento no CES sobre "Sistemas urbanísticos portugueses de matriz conventual", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. No âmbito deste projeto organizou em 2013 o Colóquio internacional "Arquitetura conventual e cidade", editou "Monastic architecture and the city" - número temático da revista "Cescontexto", foi autora de um conjunto de artigos sobre este tema e do livro "Arquitetura conventual e cidade medieval: a formação e os impactos dos sistemas urbanísticos mendicantes em Portugal (séc. XIII-XV)" (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018). Os seus interesses de investigações são: Protecção, reabilitação e valorização do património construído; Urbanística, ordenamento do território e salvaguarda do património cultual; História da proteção do património cultural e processos de patrimonialização; Dimensão urbana da arquitetura conventual e sistemas urbanísticos conventuais numa perspectiva comparada.

Marado, Catarina Almeida (2019), Franciscan geography in medieval Portugal: architecture, landscape, and spirituality, in M. Krasnodebska-D'Aughton, E. Bhreathnach, K. Smith (org.), Monastic Europe: Medieval Communities, Landscapes and Settlements. Brepols, 357-381

Mosquera Pérez, Clara; Espino Hidalgo, Blanca; Marado, Catarina Almeida; Gómez Martinez, Vidal (2019), Internacionalización de la docencia. Incorporación y extensión hacia la experiencia profesional e investigadora extranjera, in T. Ramiro Sánchez, M.T. Ramiro Sánchez, M.P. Bermúdez Sánchez (org.), XIV Foro Internacional sobre la Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior. Granada: Asociación Española de Psicología Conductual, 388-398

Marado, Catarina Almeida (2018), From the hermitage to the urban monastic building: architectural and geographical changes in the early fraries in Portugal, in Sabaté, Flocel; Brufal, Jesus (org.), Medieval Territories. Cambridge Scholar Publishers, 237-249