Rita Alcaire

Antropóloga e documentarista. Investigadora da equipa portuguesa do projeto CILIA LGBTQI+ Desigualdades ao longo da vida de pessoas LGBTQI+: uma abordagem comparativa e interseccional em quatro países europeus, financiado pela NORFACE. Doutorada em Human Rights in Contemporary Societies com a tese The Asexual Revolution: discussing human rights through the lens of asexuality in Portugal, que analisou as narrativas atuais sobre assexualidade narradas por profissionais de saúde, pelos media e por pessoas assexuais, de forma a desafiar e repensar a noção de direitos humanos. Os seus interesses de investigação residem no estudo de sexualidades, saúde mental e pop culture usando documentários como forma privilegiada de os abordar. É corealizadora de Filhos do Tédio (2006), Para-Suicídio Pop (2008), Breve História do Rock de Coimbra (2010), O Pessoal do Pico Toma Conta Disso (2010), Um Quarto no Éter - um ano na Rádio Universidade de Coimbra (2011), Filarmónicas da Ilha Preta (2011) e Das 9 às 5 - trabalho sexual é trabalho (2011). Tem vários trabalhos publicados, como Filhos do Tédio (Pé de Página Editores, 2005); e os capítulos "Representações da masturbação no cinema e televisão mainstream" (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015), "Do we wear fashion or is fashion wearing us out? - international investment, globalisation and human rights" (FURG, 2017) e "A comunidade assexual discute a sua luta por aceitação" (EDUEL, 2019).

Alcaire, Rita (2020), Asexuality as an Epistemological Lens: An Evolving Multi-Layered Approach, in Zowie Davy; Ana Cristina Santos; Chiara Bertone; Ryan Thoreson; Saskia E. Wieringa (org.), The Sage Handbook of Global Sexualities, volume 1. Londres: Sage, 141-159

Alcaire, Rita (2019), A comunidade assexual discute a sua luta por aceitação, in Paulo Victor Bezerra (org.), Assexualidade: subjetividades emergentes no século XXI. Brasil: EDUEL

Alcaire, Rita (2017), Do we wear fashion or is fashion wearing us out? - international investment, globalisation and human rights, in Bruno de Sena Martins e Saulo Tarso Rodrigues (org.), Os Direitos Humanos e as linguagens da dignidade: debates e perspectivas. Rio Grande: Editora da FURG, 211-229