Rita Alcaire


Nota biográfica

Antropóloga e documentarista. Encontra-se a desenvolver um projeto de pós-doutoramento intitulado ENGAGE - Promoção da igualdade de género e justiça social através da comunicação de ciência social transmedia storytelling. Investigadora do projeto UnCover - Violência sexual nas paisagens mediáticas portuguesas (2023-2026). Integra a Linha Temática Democracia, Justiça e Direitos Humanos, o Grupo de Pesquisa em Sexualidades e o Grupo de Trabalho Ciência Cidadã e Educação. Com mais de duas décadas de experiência na utilização de metodologias audiovisuais e pesquisa baseada em artes, os seus interesses de pesquisa concentram-se no estudo dos géneros e sexualidades, saúde mental e cultura pop e na expansão da relação entre teoria e prática da comunicação de ciência e ciências sociais. Doutorada em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas (CES/III, 2019), Mestre em Psiquiatria Cultural (FMUC, 2011). Participou de projetos nacionais (Ouvir Vozes, MyGender, Equal.STEAM) e europeus (CILIA LGBTQI+, KINDER e REMO) como investigadora e consultora, professora convidada em mestrados e doutoramentos nas áreas da saúde (mental), media e comunicação e estudos contemporâneos, organiza formação avançada para estudantes de pós-graduação e investigadoras/es em início de carreira em saúde mental na academia e comunicação de ciência social e promove regularmente atividades de extensão para diferentes públicos não académicos.


Últimas Publicações

Artigo em Revista Científica

Alcaire, Rita; Flores, Ana Marta Moreira; Antunes, Eduardo (2024), "Beyond Words: Tapping the Potential of Digital Diaries While Exploring Young Adults' Experiences on Apps", Societies, 14, 3

Ler mais

Capítulo em Livro

Alcaire, Rita (2024), Sexualidades, Identidades de Género e Interfaces, in Inês Amaral, Ana Marta M. Flores e Eduardo Antunes (org.), Apps e Jovens Adultos: Contributos para um Mapeamento de Práticas Mediadas. UMinho Editora/CECS, 41-55

Ler mais

Capítulo em Livro

Alcaire, Rita (2023), Identidades e Sexualidades: acolher e celebrar a diversidade na escola, in Tatiana Moura (org.), KINDER - Desconstrução de estereótipos desde a infância. Coimbra: Centro de Estudos Sociais, 67-87

Ler mais