Projeto de Tese de Doutoramento
Cidade vivida a partir das margens: os Jogos Olímpicos Rio 2016 e as favelas do Vidigal e Vila Autódromo
Orientação: Claudino Ferreira
Programa de Doutoramento: Cidades e Culturas Urbanas
Financiamento: FCT
A realização de um grande evento como os Jogos Olímpicos gera um ambiente de efervescência cultural local, que se traduz em oportunidades para realizar intervenções dinâmicas no espaço urbano.
A investigação propõe analisar as estratégias de adequação dos modos de vida e as transformações urbanísticas nas favelas do Vidigal e da Vila Autódromo, a partir da execução do plano urbano olímpico na cidade do Rio de Janeiro.
Partindo de um enquadramento sociológico, recorre-se aos conceitos de grandes eventos e de gentrificação, complementados pelos estudos sobre desigualdades urbanas, processos de segmentação socio espacial, práticas de remoções nas favelas e exclusão social das populações mais desfavorecidas.
Esta investigação adota uma abordagem metodológica mista, utilizando-se da análise documental, entrevistas, observação direta e análise de informação estatística. Pretende-se contribuir, com uma análise inovadora, para uma avaliação das consequências de longo prazo dos Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro sob o olhar da cidade vivida a partir das margens.