Projeto de Tese de Doutoramento

A (in)visibilidade dos bastidores: transformações no meio musical português com génese nos anos 80 e 90

Orientação: Paula Abreu e Luís Trindade

Programa de Doutoramento: Discursos: Cultura, História e Sociedade

Financiamento: FCT

O projeto incide sobre o universo musical português a partir de 1980 e 1990, focado nos técnicos de bastidores do mundo da música ao vivo. Objetiva-se discutir a invisibilidade destes trabalhadores, perceber funções, atividades e know-how, esclarecendo a sua importância na produção dos espetáculos e participação nos processos de mediação constitutivos destes mundos artísticos e das suas relações com outros mundos sociais. Interroga-se a forma como é produzida essa (in)visibilidade, respetivas implicações de estatuto e posição (campo da música ao vivo e noutros campos sociais). Propõe-se analisar modos de funcionamento considerando: I) relações de cooperação/conflito com artistas e outros; II) conhecimentos/ linguagens articulados; III) processos de estruturação e distintos princípios de hierarquização.

Intenta-se reconstituir o dispositivo de produção do espetáculo musical, indo no encalço dos atores e práticas que o constituem para descodificar o todo. Parte-se dos lugares/posições-bastidor, identificando pontos de articulação entre linguagens (conhecimentos/discursos), hierarquias (poderes) e produções (performances).