Curso de Formação Avançada

4, 5, 6, 11 e 12 de novembro de 2015, 14h30-17h00

Sala 8 | Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

O curso tem por objetivo aprofundar as competências metodológicas para a investigação científica.

Programa:

04/11 - Atores e etapas da pesquisa. O projeto de investigação. Tipologia de Investigações científicas.

05/11- Métodos quantitativos e qualitativos. Estratégias de aproximação e integração.

06/11- Técnicas de coletas de dados. Entrevistas individuais e em grupo. Fundamentos teóricos e aspectos operacionais.

11/11- Técnicas de coletas de dados. Observação direta e observação participante. Histórico, fundamentos teóricos e aspectos operacionais.

12/11- Técnicas de coletas de dados. Inquérito por questionários. Histórico, fundamentos teóricos e aspectos operacionais.

O curso é limitado a 15 participantes, selecionados por ordem de inscrição.

A emissão de certificado de participação só será efetuada aos participantes que assistam a um mínimo de 4 sessões.

Nota biográfica do formador

Mauro Serapioni é investigador do Centro de Estudos Sociais e membro do Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE). É docente nos programas doutorais 'Democracia no Século XXI' e 'Governação, Conhecimento e Inovação' do Centro de Estudos Sociais e da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e no programa doutoral internacional em Direitos Humanos, Saúde Global e Políticas da Vida do CES e FIOCRUZ. Em março de 2014 foi acreditado (na figura de Professor Contratado Doutor) pelo Comité de Ciencias Sociales y Jurídicas do programa de Avaliação do Professorado da Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditación (ANECA), de Espanha. Anteriormente foi coordenador do Curso de Especialização em Gestão de Sistemas Locais de Saúde (SILOS) da Escola de Saúde Pública do Ceará (Brasil), Visiting Fellow da Universidade de Bolonha, professor da Universidade Estadual do Ceará, consultor da Organização Pan-Americana de Saúde e do Ministério de Saúde do Brasil, docente da Universidade de Bolonha e da Universidade de Modena e Reggio Emilia.

Licenciado em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade de Bolonha, Mestrado em Gestão dos Sistemas Locais de Saúde pelo Instituto Superior de Saúde (Roma), Doutorado em Sociologia pela Universidade de Barcelona.

Áreas de interesse: Sociologia da saúde, Governança e participação dos cidadãos; Voluntariado e participação; Desigualdades sociais e saúde; Avaliação de políticas e programas sociais; Metodologia de investigação qualitativa. É autor de várias publicações sobre essas áreas.

Organização: Grupo de Estudos Relações de Trabalho e Sociedade (RETS/CES)