Curso de Formação Avançada

Desigualdades ambientais. Instrumentos de análise e intervenção

17 de dezembro de 2011, 09h30

CES-Lisboa, Picoas Plaza, Rua do Viriato 13, Lj. 117/118

ÚLTIMAS INSCRIÇÕES ATÉ 14 DE DEZEMBRO

Enquadramento

A qualidade de vida de todos/as nós depende de um ambiente limpo e saudável. Porém, a qualidade do ambiente em que vivemos varia substancialmente consoante as zonas geográficas e as comunidades. Muito frequentemente são as pessoas com menos recursos económicos e sociais que convivem com ambientes mais deteriorados. A desigualdade ambiental refere-se à desigualdade na distribuição social de riscos ambientais e no acesso a bens e serviços ambientais. O conceito encontra-se intimamente ligado ao enquadramento normativo e de mobilização da Justiça Ambiental. É urgente assumir as desigualdades ambientais e assegurar o acesso das pessoas a um ambiente de qualidade no quadro de uma transição socialmente equitativa para a sustentabilidade ambiental.

O curso visa promover a colaboração interdisciplinar e a capacidade construtiva de investigadores/as, decisores/as e técnicos/as para que possam melhor perceber e solucionar as desigualdades ambientais no contexto português. Centrado numa série de questões relacionadas com justiça social e ambiental, o seminário tentará estabelecer o estado da arte assim como consolidar os avanços da investigação em torno das desigualdades ambientais no contexto português e internacional. Pretende igualmente criar capacidade crítica para o futuro da investigação e das políticas públicas nesta área.

Manhã: Teorias e quadros (inter)nacionais

9h30 Abertura, apresentação do curso e dos/as formadores/as
10:00- 10h30 S. Barca (CES), As desigualdades ambientais: definição e debates atuais
10h30-11h00 B. Allen (Univ. of Virginia Tech), Politics, social justice and the environment: a US perspective
11h00-11h15 Pausa para café
11h15-11h45 J.M. Mendes (CES), Risco ambiental e vulnerabilidade social em Portugal
11h45-12h15 H. Jerónimo (SOCIUS), Pluralidade científica e participação democrática na gestão do risco ambiental
12h15-13h00 Debate

13h00 Almoço

Tarde: Metodologias de investigação e ação social

14h30-15h00 M. Armiero (ICTA, Universidade Autónoma Barcelona), Garbage struggles in Campania: an action/research methodology
15h00-15h30 S. Bento (SOCIUS) e M.Varanda (ICS), Metodologias de investigação na governação da água
15h30-16h00 L. Fernandes (SOCIUS/CES), Experiências de mapeamento das desigualdades ambientais no Brasil
16h00-16h15 Pausa para café
16h15-17h00 Projeção de videos/documentários
17h00-18h30 Forum de discussão

INSCRIÇÃO:
- Até 25 de Novembro: 30,00€_normal; 20,00€_estudantes e desempregados/as;
- Até 14 de Dezembro (data limite de inscrição): 40,00€_normal; 30,00€_estudantes e desempregados/as.

NOTA: Embora o curso seja lecionado prevalentemente em Português, algumas apresentações serão feitas em Inglês, com suporte de diapositivos legendados. Portanto, uma boa compreensão da língua inglesa é requisito essencial para a participação.

Coordenação: Stefania Barca (CES) e Sofia Bento (SOCIUS)