Tertúlia | Roda de Saberes III

Desafios metodológicos na pandemia

8 de abril de 2021, 14h30 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Apresentação

O ciclo Roda de Saberes surgiu com o objetivo de fomentar um espaço de diálogo inter e transdisciplinar centrado na paisagem metodológica que caracteriza a investigação no CES. Pensando numa forma de ampliar este diálogo e facilitar interações positivas e produtivas entre os/as participantes do ciclo, as Tertúlias Roda de Saberes constituem-se como momentos informais de partilhas de experiências entre investigadores/as do CES, visando potenciar as interações entre todos/as os/as envolvidos/as.

A quinta Tertúlia propõe uma conversa sobre “Desafios metodológicos e pandemia”, Convidamos investigadoras e investigadores a participarem numa discussão colaborativa, reflexiva e crítica sobre os obstáculos e as oportunidades emergentes do contexto pandémico para a investigação, abordados como um convite para repensarmos métodos e metodologias. Organizaremos a discussão em torno de questões como:

Como a pandemia de COVID-19 afetou as nossas práticas e programas de investigação?
Como lidamos com, e contornamos, os obstáculos e como nos reorganizamos face aos impactos negativos?
Que descobertas e oportunidades foram ou podem ser exploradas no contexto pandémico face ao enriquecimento das nossas ferramentas metodológicas, nomeadamente para um contexto pós-pandemia? Que oportunidades podem ser exploradas, que recursos e estratégias podem assegurar a continuidade ou conduzir à reinvenção das nossas práticas?
O que podemos repensar nas nossas práticas de pesquisa, olhando criticamente para os aspetos que a pandemia veio pôr a descoberto?

Convidámos a colega Marisa Ramos Gonçalves para partilhar a sua experiência pessoal, à que juntamos outras reflexões como pontos de partida e inspiração para a discussão:

https://blogs.lse.ac.uk/impactofsocialsciences/2020/10/26/how-the-pandemic-has-transformed-research-methods-and-ethics-3-lessons-from-33-rapid-responses/

https://earthlab.uw.edu/wp-content/uploads/sites/26/2020/07/uts-adapting-research-methodologies-covid-19-pandemic-resources-researchers.pdf

https://ijsrm.org/2020/08/15/community-research-during-the-time-of-covid-19-solidarity-care-and-radical-thinking/

Nesta que será a segunda tertúlia a decorrer em formato digital, deixamos o convite para se juntarem a nós e participarem com alguma reflexão ou testemunho sobre o tema.

Porque se pretende que este seja um momento de convívio e discussão informal, e porque as melhores ideias surgem muitas vezes à volta da mesa, sugerimos que tragam uma bebida ou comida para a nossa “mesa virtual”, para um lanche partilhado à distância.

__________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
https://us02web.zoom.us/j/88561670995?pwd=NDY3RmwySkwyRWNCYUkzdXgzcU1Odz09
ID da reunião: 885 6167 0995 | Senha de acesso: 338554

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.
 


Ciclo de Metodologias

Roda de Saberes III