Ciclo de Metodologias

Roda de Saberes III

2021

Enquadramento

A diversidade de áreas de investigação abarcadas pelo Centro de Estudos Sociais implica o recurso a diferentes metodologias. Por outro lado, os desafios da investigação levam-nos por caminhos diferentes mas, em muitos casos, usando estratégias parecidas.

O ciclo “Roda de Saberes” propõe um espaço de reflexão crítica sobre métodos e práticas de  investigação científica utilizadas por investigadores/as do CES. Pretende-se por este meio desenvolver instrumentos de análise crítica sobre metodologias vigentes na investigação nas áreas das ciências sociais, artes e humanidades, bem como fomentar o diálogo inter e transdisciplinar ao nível de práticas metodológicas na comunidade de investigadores do CES.

Pretendendo funcionar como uma incubadora de experiências inter/transdisciplinares ricas, este ciclo compreende oficinas e tertúlias. As oficinas constituem momentos mais formais de análise de metodologias, abordagens e práticas específicas. As tertúlias, que se realizam na primeira quinta-feira de cada mês (exceto nos meses em que decorra uma Oficina Roda de Saberes ou que coincida com períodos de férias), complementam-nas, proporcionando momentos informais de partilha de experiências e dúvidas. Em ambos os momentos, o debate será orientado de forma a facilitar a emergência de novas ideias, aprendizagens, oportunidades de colaboração, projetos ou publicações, a partir de um enfoque nas metodologias, que serão abordadas a partir de diferentes perspetivas. 

Organização: Rita Campos, Patrícia Silva e Ana Teixeira de Melo (CES) |  Contacto: rodadesaberes@ces.uc.pt