Oficina | Roda de Saberes

Narrativas Museais: processos de descolonização, participação e visibilização de outras histórias da história a partir de algumas experiências transformadoras

23 de novembro de 2020, 14h00 (GMT)

Evento em formato digital

Notas biográficas

Luciane Lucas dos Santos é investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando e co-coordenando o Núcleo de Investigação Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe), bem como o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (ECOSOL-CES). Integra a equipa docente do Doutoramento "Democracia no Século XXI" (na condição de docente colaboradora) e a equipa de investigadores/as do Observatório da Religião no Espaço Público (POLICREDOS). É doutorada desde 2004 em Comunicação e Cultura (2004) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil). Foi professora adjunta e investigadora na Universidade do Estado do Rio de janeiro, onde construiu uma parte significativa de seu percurso académico. Migrou dos Estudos da Comunicação para a Sociologia há cerca de 15 anos, dedicando-se aos estudos do consumo e da economia, particularmente a feminista. Relativamente à investigação, são meus temas de interesse: Economia(s) Feminista(s), Estética(s) Feminista(s), estudos pós-coloniais da Economia, Economias Comunitárias/Outras Economias, desigualdades a partir de uma perspetiva interseccional, questões identitárias na Europa.

Lorena sancho Querol - Licenciada em Belas Artes pela Universidad Complutense de Madrid (1995), Mestra (2005) e Doutora em Museologia Social (2012) pela Universidade Lusófona de Lisboa. Na sua dissertação "El Patrimonio Cultural Inmaterial y la Sociomuseologia: un estúdio sobre inventarios" debruçou-se em torno da teoria e das boas práticas de inventário participativo de Património Imaterial com o museu como mediador. Foi bolseira do programa "ERASMUS MUNDUS" (1995-96) no final da licenciatura, do programa "EEA Grants & Norwegian Financial Mechanism" (PT0019/EEA-grants, 2007-09) e da "Fundação para a Ciência e a Tecnologia" do Ministério de Educação e Ciência em Portugal (FCT-SFRH/BD/63787/2009, 2010-11) no doutoramento. Posteriormente foi bolseira da COST Action-IS1007 "Training School "Culture(s) in Sustainable Futures" (2015) e Professora Visitante do Exterior no Programa PVE/CAPES/Brasil entre 2015 e 2016. Atualmente é Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, na área de Museologia Social e no âmbito do Núcleo de Cidades, Culturas e Arquiteturas. Neste contexto desenvolve desde 2014 o seu projeto de pós-doutoramento "A Sociedade no Museu: estudo sobre participação cultural nos museus locais europeus" (SoMus) para o qual contou com o apoio da FCT (SFRH/BPD/95214/2013) entre 2014 e 2018. Desde 2016 integra a equipa de coordenação do projeto CREATOUR: "Creative Tourism Destination Development in Small Cities and Rural Areas" (P-2020) e desde 2018 assume a coordenação da equipa CES no projeto ECHOES: "European Colonial Heritage Modalities in Entangled Cities" (H-2020, ENG-GLOBALLY-01-2017) junto com Paulo Peixoto. As suas pesquisas e atividade docente incidem sobre novos modelos de gestão participativa em museus locais, sobre visibilidade e reconhecimento de memórias coletivas, ou sobre processos de legitimação e regeneração social de patrimónios locais através de mecanismos de ação coletiva como os inventários participativos, o mapeamento cultural ou a criação de novas fórmulas museológicas.

Ciclo de Metodologias

Roda de Saberes II