ECOSOL - Economia Solidária

Seminário | ECOSOL-CES

A experiência da Associação de Produtores da Economia Solidária – Contraponto e o fazer extensão em uma Universidade pública brasileira

Vera Schmitz (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

10 de novembro de 2022, 16h00

Sala 2, CES | Alta

Comentários: Luciane Lucas dos Santos (ECOSOL-CES)

Apresentação

Este evento tem como proposta refletir sobre uma experiência de economia solidária, a Associação de Produtores da Economia Solidária – Contraponto, uma loja-escola, autogestionária, que congrega dezesseis empreendimentos e que ocupa espaço fixo de convivência e de comercialização de produtos da economia solidária e da agricultura familiar agroecológica no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Busca-se compreender os processos comunicacionais e as práticas solidárias de organização e gestão do empreendimento, assim como abordar o fazer da extensão universitária.

Nota biográfica

Vera Schmitz possui graduação em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos; especialização em Cooperativismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos; mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. É professora, pesquisadora e extensionista na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação – FABICO, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de comunicação, relações públicas, economia solidária, cooperativismo e educação e comunicação. Atualmente realizando Licença Capacitação junto ao CES-UC.