ECOSOL - Economia Solidária

Seminário | ECOSOL-CES

A democracia à luz dos afetos: política, economia e o sentido de comunidade

Alcione Carolina Gabriel da Silva

Luciane Lucas dos Santos

29 de março de 2021, 15h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Comentários: Cristiano Gianolla (CES)

Apresentação

Este seminário busca analisar o tema da democracia a partir dos afetos, observando como a sua conformação - seja em uma perspetiva macro ou no contexto mais específico da vida quotidiana -  tem sido influenciada por um conjunto de emoções/relações afetivas: da alegria e auto-estima via amizade e pertença, propiciando espaços de emancipação social às ondas de ressentimento e ódio propagadas em redes sociais, com efeitos concretos no crescimento da extrema direita em vários países.

A primeira apresentação - "Afeto, democracia e tecnopolítica no Brasil: uma abordagem feminista", focará os aspetos macros da relação entre democracia, afetos e política, buscando responder a seguinte pergunta: até que ponto o estudo sobre as democracias tem levado em conta a presença e efervescência dos afetos na sua conformação, agora mediados e potencializados por dispositivos de tecnopolítica?

A segunda apresentação - "O lugar dos afetos na reconfiguração do sentido do político e no fortalecimento da democracia económica" - retomará a relação entre política e economia na construção de propostas robustas de emancipação social.

Nots biográficas

Alcione Silva é doutoranda do Programa Democracia no Século XXI do Centro de Estudos Social da Universidade de Coimbra (CES-UC). É Bacharel (1998), Licenciada (1999) e Mestre (2007) em Psicologia, pela Universidade de São Paulo, Brasil. Possui ampla experiência em gestão pública e coordenação de projetos nas áreas da democracia e da cultura digital. Atuou como pesquisadora e consultora em diversos projetos no Brasil, incluindo organizações internacionais como UNESCO. Nos últimos 14 anos, vem atuando, principalmente, nos seguintes temas: Economia Solidária, Inclusão Digital, Cultura Digital, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Dados Feministas, Inteligência de Redes, Democracia Participativa e políticas públicas federais do Brasil, relacionadas à Cultura, Educação, Comunicação e Juventude.

Luciane Lucas dos Santos é investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando e co-coordenando o Núcleo de Investigação Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe), bem como o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (ECOSOL-CES) e o Grupo de Trabalho Policredos. Integra a equipa docente do Doutoramento "Democracia no Século XXI". É doutorada desde 2004 em Comunicação e Cultura (2004) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil). Foi professora adjunta e investigadora na Universidade do Estado do Rio de janeiro, onde construiu uma parte significativa de seu percurso académico. Migrou dos Estudos da Comunicação para a Sociologia há cerca de 15 anos, dedicando-se aos estudos do consumo e da economia, particularmente a feminista. Relativamente à investigação, são seus temas de interesse: Economia(s) Feminista(s), Estética(s) Feminista(s), estudos pós-coloniais da Economia e do Consumo, Economias Comunitárias/Outras Economias, desigualdades a partir de uma perspetiva interseccional, questões identitárias na Europa.

Cristiano Gianolla é investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC), onde integra a unidade de investigação sobre Democracia, Cidadania e Direito. Obteve o doutorado em Sociologia e Ciência Política (cum Laude, Coimbra e Roma-Sapienza) com uma dissertação sobre a teoria democrática de Gandhi e um estudo comparativo de partidos políticos emergentes na Índia e na Itália. Cristiano é Investigador Principal do projeto UNPOP (FCT, 2021-2024) e é membro da equipa dos projetos europeus ECHOES (H2020, 2018-2021) e ALICE (ERC, 2011-2016). É membro fundador do "Grupo Inter-Temático sobre Migrações" e co-coordena o grupo de investigação "Epistemologias do Sul" do CES. Também é coordenador editor do Alice News; editor da revista científica e-cadernos e do Rightsblog, e refree de outras revistas científicas. Cristiano coordena as unidades curriculares do Doutoramento (Teorias e Instituições Democráticas) e Mestrado (Diálogo Intercultural Crítico) na Faculdade de Economia da UC, e o curso virtual "Os Desafios à Democracia no Século XXI" do Conselho Latino-Americano das Ciências Sociais. É autor de dois livros e vários artigos e capítulos que analisam a teoria democrática, populismo, pós-colonialismo, diálogo intercultural, processos do património, partidos movimento, cidadania, direitos humanos, migrações e cosmopolitismo. Os seus atuais interesses de pesquisa focam a temática das emoções e narrativas em processos democráticos.

____________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
ID da reunião: 857 7387 1613 | Senha de acesso: 569815

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.