ECOSOL - Economia Solidária

Seminário | ECOSOL_CES

Materialidades do imaginário no Bumba-boi do Maranhão: tensionamentos ao cânone ocidental

Eloisa Domenici (Universidade Federal da Bahia)

13 de novembro de 2020, 16h00 (GMT)

Evento em formato digital

Moderação e comentários: Luciane Lucas dos Santos (Ecosol-CES)

Apresentação

O seminário tem como objetivo destacar a produção material que perpassa a vida das comunidades do Bumba-boi do Maranhão e discutir como ela mobiliza o imaginário e cria sociabilidades em torno da brincadeira na qual essas materialidades - dança, música, indumentárias e adereços – se articulam no que se chama de território de encantamento. Propõe-se pensar sobre esses muitos momentos em que se celebra o Bumba-boi em termos da construção e manutenção de uma rede de trocas e sociabilidades entre as comunidades, em que os sujeitos trocam não apenas mercadorias, mas também amabilidades, ritos, pessoas, e estabelecem alianças, com este e com o outro mundo. Num segundo momento pretende-se explorar, com isso, o que se pode levar adiante na reflexão de outras ontologias de corpo e presença.

Nota biográfica

Eloisa Domenici é Investigadora Visitante em Estágio pós-doutoral.no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É professora associada na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e docente convidada no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Sua investigação se relaciona aos seguintes temas: Danças no Brasil; Corpo; Currículo; Imaginário.

_____________________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
ID da reunião: 892 5156 9234
Senha de acesso: 039126

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.