Prémio

António Carvalho distinguido com Menção Honrosa nos Prémios FEUC Ciência 2025

dezembro 2025

Amílcar Falcão (Reitor da UC) e António Carvalho na cerimónia de entrega dos prémios © FEUC

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) anunciou, no dia 2 de dezembro de 2025, os vencedores dos Prémios FEUC Ciência e FEUC Ensino, distinções que destacam o mérito de docentes cuja atividade se evidencia na investigação científica e na inovação pedagógica.

No âmbito do Prémio FEUC Ciência 2025, o júri atribuiu por deliberação unânime uma Menção Honrosa a António Carvalho, professor da FEUC e investigador do CES, reconhecendo a excelência do seu contributo científico no estudo das dimensões sociais das alterações climáticas.

A distinção destaca, em particular, a publicação do livro «Antropoceno(s): Crise climática, ontologia e o social», bem como a consistente presença do investigador em revistas científicas de referência internacional, o que evidencia a relevância e o impacto da sua investigação na compreensão crítica das transformações socioambientais contemporâneas.

Importa ainda destacar que, nos Prémios Académicos FEUC 2025, Cláudia Nogueira, investigadora do CES, recebeu uma menção honrosa no âmbito do Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida pela sua tese de doutoramento em Sociologia, intitulada “Para lá dos Silenciamentos. Sofrimento mental, integralidade e (im)possibilidades de uma ecologia de cuidados”. Este prémio destina-se a galardoar a melhor tese de doutoramento entre todas as áreas científicas dos programas de doutoramento da faculdade.