Chamada Aberta para Exposição de Fotografia

RISE UP!

Data limite: 15 de novembro de 2024

©Julian Santa Ana / Unsplash

A linha de investigação Linha Risco(s), Ecologia(s) e Saúde (RISE) do CES está a organizar o colóquio Novas Gerações, Riscos e Vulnerabilidades com o objetivo de promover um diálogo geracional sobre áreas diversas de preocupação social.  Este evento, que decorrerá a 6 de dezembro, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, contará com a participação de intervenientes internos e externos à academia, abrindo também espaço às artes e cultura.

Simultaneamente, a exposição de fotografia RISE UP! será instalada na FEUC e levantará um mural de expressão e reivindicação, trazendo - para a “parede” da Universidade - os riscos e vulnerabilidades que atravessam os corpos, comunidades e lugares que habitamos. O ambiente, as alterações climáticas, a saúde, o envelhecimento, a solidão, o racismo, a desigualdade, a vulnerabilidade, a violência, a tecnologia são uma fração dos temas que podem dar forma a esta exposição, usando a arte como forma de resistência e luta, alavancando a mudança.

Desta forma, desafiamos todas as pessoas interessadas a partilhar a sua visão sobre o que entende como riscos e vulnerabilidades, enviando-nos uma fotografia. Serão selecionadas 15 fotografias para exposição física na FEUC e as restantes serão projetadas. Todas as imagens ficarão ainda alojadas numa galeria digital permanente na página do Colóquio da Linha RISE.

Para além da exposição das fotografias selecionadas e projeção das restantes será atribuído um Diploma para a Melhor Fotografia e duas Menções Honrosas (anunciados e entregues na inauguração e visita guiada à exposição, a 6 de dezembro de 2024). A avaliação e deliberação será feita pelas curadoras da exposição, em diálogo com a comissão organizadora do Colóquio.

Regras
Lembramos que é proibida a exposição de imagens que identifiquem rostos ou pessoas sem o devido consentimento informado das mesmas. Serão excluídas fotografias que não cumpram este requisito.

Envio de fotografias
Cada autor/a deve enviar apenas uma (1) fotografia a cor ou preto e branco. A fotografia deve ser enviada em formato digital, acompanhada por um título, data, nome ou pseudónimo, idade e profissão da/o autor/a, até 15 de novembro de 2024, para o email riseup@ces.uc.pt

As/os autoras/es distinguidos/as e/ou selecionados/as para exposição serão informados/as através do mesmo endereço de email.

Organização: Linha Risco(s), Ecologia(s) e Saúde (RISE), do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC), em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC)

_________________________________

Aviso: O diploma e as menções honrosas não implicam qualquer prémio monetário. A presença de qualquer autor/a (incluindo os/as distinguidos/as) em Coimbra, na FEUC, no dia do Colóquio e da inauguração da exposição - 6 de dezembro - depende inteiramente da sua vontade e responsabilidade, ficando qualquer forma de deslocação, estadia ou alimentação ao seu encargo. O Diploma de Melhor Fotografia e as duas Menções Honrosas serão enviados em formato digital para as/os vencedoras/es, caso não possam marcar presença.